Bem-vindos à página do Departamento de Matemática do ISEG

 

MRGA Matemática no ISEG, consistente nos seus fundamentos mas sempre atenta aos desafios do mundo atual, afirma-se pela multidisciplinaridade, providenciando uma formação sólida e competitiva, em particular, no que respeita aos conhecimentos quantitativos necessários aos economistas, gestores e cientistas sociais.

 

O Departamento está organizado em quatro áreas científicas: Análise Matemática e Matemática Financeira, Estatística e Ciências Actuariais, Econometria e Investigação Operacional.
É diretamente responsável pelos seguintes programas 

• Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG)
• Master in Actuarial Sciences
• Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
• Mestrado em Econometria Aplicada e Previsão

• Mestrado em Matemática Financeira
• Doutoramento em Matemática Aplicada à Economia e Gestão


bem como pela leccionação da quase totalidade de disciplinas de Matemática nas várias licenciaturas dos outros departamentos e nas pós-graduações, mestrados e doutoramentos do ISEG.

O corpo docente desenvolve investigação maioritariamente no âmbito do CEMAPRE.

 

Sendo, no dizer de Gauss, a rainha das ciências, a Matemática possui uma história envolta em mistério, devido principalmente à dificuldade em se precisar a sua origem. Movendo-se no mundo das ideias mas em estreita ligação ao desenvolvimento do conhecimento humano, já na Antiguidade os filósofos clássicos se preocupavam com o pensamento matemático, devendo-se em particular a Aristóteles, Sócrates, Platão, Tales, Euclides, Arquimedes e Pitágoras um significativo legado, com especial destaque no campo da geometria e da lógica.  Mais recentemente, Descartes, Euler, Newton, Leibniz, Galois, Bolzano, Weierstrass, Cauchy, Bernoulli, Laplace, Poincaré, Riemann, Lebesgue, Von Neumann, Bachelier, Itô, Kolmogorov, Wiener, entre muitos, desenvolveram a geometria analítica, o cálculo infinitesimal, a teoria das probabilidades, o cálculo estocástico, a matemática financeira, a teoria de jogos, em trabalhos que enformam os contornos modernos da Matemática, no que respeita aos seus aspetos teóricos e aplicados.

Não obstante ter-se afirmado com uma ciência em si mesma, o desenvolvimento da Matemática tem-se pautado por uma correlação poderosa com o desenvolvimento das restantes ciências, bem como com o progresso da civilização, em desafios recíprocos permanentes.


A Matemática no ISEG evidencia e responde a tais desafios, no ensino e na investigação científica, bem como na prestação de serviços e ligação à indústria, sendo grande beneficiária das sinergias decorrentes do fato do Departamento estar integrado na Escola de Economia e Gestão que é o ISEG, o que de forma natural potencia a interação permanente entre as áreas do saber inerentes.

Em termos de objetivos, o Departamento de Matemática visa a excelência através de ensino qualificado e de investigação de elevado nível, proporcionando aos seus estudantes formação académica e capacidade de inovação com mérito e competitividade, reconhecidos pelas empresas e universidades quer nacional quer internacionalmente.

Tal como consignada nos estatutos, é missão do Departamento de Matemática:


- contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento científico, para o desenvolvimento económico e social do país e para a sua afirmação internacional, através da realização de ensino e investigação, da prestação de serviços à comunidade e do intercâmbio científico e cultural internacional, de estudantes, docentes e investigadores.


Espero ter-vos transmitido as potencialidades que o Departamento oferece aos seus estudantes, docentes e investigadores, bem como fomentado o entusiasmo pelo que ele providencia a nível de qualidade de formação e futuro, através de uma ciência sublimemente qualificada na citação com que termino esta mensagem.


“Mathematics, rightly viewed, possesses not only truth, but supreme beauty—a beauty cold and austere, like that of sculpture, without appeal to any part of our weaker nature, without the gorgeous trappings of painting or music, yet sublimely pure, and capable of a stern perfection such as only the greatest art can show.”
― Bertrand Russell, Mysticism and Logic: And Other Essays


Sejam bem-vindos!

Com os melhores cumprimentos,

 

A Presidente do Departamento de Matemática
Maria do Rosário Grossinho

mrg@iseg.ulisboa.pt

http://pascal.iseg.utl.pt/~mrg/