Bem-vindos à página do Departamento de Matemática do ISEG

 

A Matemática no ISEG, consistente nos seus fundamentos mas sempre atenta aos desafios do mundo atual, afirma-se pela multidisciplinaridade, providenciando uma formação sólida e competitiva, em particular, no que respeita aos conhecimentos quantitativos necessários aos economistas, gestores e cientistas sociais. 

O Departamento está organizado em quatro áreas científicas: Análise Matemática e Matemática Financeira, Estatística e Ciências Actuariais, Econometria e Investigação Operacional.
É diretamente responsável pelos seguintes programas:

• Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG)

• Masters in Actuarial Sciences

• Mestrado em Econometria Aplicada e Previsão

• Masters in Mathematical Finance 

• Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial

• Doutoramento em Matemática Aplicada à Economia e Gestão


bem como pela leccionação da quase totalidade de disciplinas de Matemática nas várias licenciaturas dos outros departamentos e nas pós-graduações, mestrados e doutoramentos do ISEG.

O corpo docente desenvolve investigação maioritariamente no âmbito do CEMAPRE.

Não obstante ter-se afirmado com uma ciência em si mesma, o desenvolvimento da Matemática tem-se pautado por uma correlação poderosa com o desenvolvimento das restantes ciências, bem como com o progresso da civilização, em desafios recíprocos permanentes.


A Matemática no ISEG evidencia e responde a tais desafios, no ensino e na investigação científica, bem como na prestação de serviços e ligação à indústria, sendo grande beneficiária das sinergias decorrentes do facto do Departamento estar integrado na Escola de Economia e Gestão que é o ISEG, o que de forma natural potencia a interação permanente entre as áreas do saber inerentes.

Em termos de objetivos, o Departamento de Matemática visa a excelência através de ensino qualificado e de investigação de elevado nível, proporcionando aos seus estudantes formação académica e capacidade de inovação com mérito e competitividade, reconhecidos pelas empresas e universidades quer nacional quer internacionalmente.

Tal como consignada no seu regulamento, é missão do Departamento de Matemática, nas respetivas áreas científicas e nos domínios interdisciplinares de que aquelas áreas sejam componentes:


- contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento científico, para o desenvolvimento económico e social do país e para a sua afirmação internacional, através da realização de ensino e investigação, da prestação de serviços à comunidade e do intercâmbio científico e cultural internacional, de estudantes, docentes e investigadores.