Análise de Demonstrações Financeiras (1 º Sem 2020/2021)

CFFE (Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais)

Publicar Publicado em 26-02-2021

Publicação de Notas

As notas de época de recurso foram atualizadas, tendo sido inserida a nota do aluno Diogo Caldeira por se encontrar em falta.

Publicar Publicado em 26-02-2021

Publicação de Notas

As notas de época normal dos alunos Diogo Farinha e Diogo Caldeira foram atualizadas, por se encontrarem trocadas.

Publicar Publicado em 29-01-2021

Publicação de Notas

A consulta de provas já foi realizada online no dia 28/01/2021 a partir 12h no Teams.

Resolução do Exame

Olá a todos novamente,

Acabei de colocar online o exame de época normal com a respetiva solução (vejam, por favor, o ficheiro "Solução" na pasta "Exame EN"). Deixo algumas notas:

• Os tópicos de solução apresentados para as Partes 2 e 3 não tencionam ser exaustivos, são apenas tópicos de resposta que teriam de ser desenvolvidos, sendo esse desenvolvimento valorizado na cotação das questões.
  • O cálculo das NFM na questão 9 afeta diretamente o cálculo dos capitais investidos que poderiam ser utilizados nas questões 13 e 14. Contudo, NFM mal calculadas na questão 9 foram penalizadas, mas nas questões seguintes o valor obtido na questão 9 foi tido em consideração, não havendo lugar a novos descontos.

Saudações,

Rita Fuentes Henriques

Canal: Análise de Demonstrações Financeiras - Autor: RITA RAMINHOS COELHO FUENTES HENRIQUES NAZARÉ MARTINS - Modificado em 27-01-2021 -

3º tópico - Exame de Recurso

Como já é do vosso conhecimento, os exames de recurso não poderão ser realizados presencialmente devido ao confinamento. Por esta razão, e de acordo com decisão da Presidência, cabe a cada responsável de UC decider se os exames irão decorrer online no calendário previamente agendado ou se serão adiados para julho, na expetativa que possam ser realizados presencialmente. A avaliação à distância só é possível se for garantida a fiabilidade do processo.

Assim sendo, decidi manter o exame de recurso, a realizar à distância e de acordo com o calendário previamente estabelecido, ou seja, no próximo dia 1 de fevereiro às 18h00, de modo a evitar a incerteza do adiamento e dar aos alunos uma oportunidade de concluir a UC de imediato. Como é evidente, a avaliação à distância irá exigir novas regras e a possibilidade de um teste oral, que poderá ter um peso significativo na nota final, de modo a assegurar a credibilidade e fiabilidade da avaliação. Mais no final da semana irei enviar mail aos alunos com acesso à época de recurso com as regras para recurso.

Como também já vos foi comunicado, não será possível realizar melhorias de nota nesta época, o que significa que apenas alunos reprovados em época normal ou que tenham faltado (seja qual for o motivo) poderão realizar o exame de recurso.

Obrigada a todos e cuidem-se!

Rita Fuentes Henriques

2º tópico - Consulta de provas

O exame e as respetivas soluções serão colocadas no Aquila ainda hoje, de forma a que possam compreender melhor as vossas notas. Se houver dúvidas, podem enviar-me mensagem (por mail ou Teams) e darei feedback. Se ainda restarem dúvidas, têm o direito de consultar as vossas provas. Foram definidos critérios de correção rígidos, que foram aplicados horizontalmente, questão a questão, a todos os alunos. Por esta razão, não será possível ajustar as notas por razões individuais, ainda que seja por algumas décimas. As condições de consulta online são mais difíceis, tendo de ser individuais e demorando bastante tempo. Desta forma, peço que apenas recorram à consulta se após análise da resolução do exame e das vossas cotações por grupo, ainda restarem dúvidas. A consulta de provas não servirá para clarificar dúvidas sobre a matéria. Para esse efeito, pode ser agendada outra sessão.

Assim, para a consulta de provas, será agendada uma sessão individual no Teams para amanhã, dia 28 de janeiro, com início às 12h00. Se quiserem consultar a vossa prova, peço que se inscrevam, enviando mail (ritafuentes@iseg.ulisboa.pt) com a indicação das questões que pretendem rever. O prazo limite para inscrição na consulta de provas termina amanhã, dia 28 de janeiro, às 10h00. Os alunos inscritos receberão um mail de resposta para confirmação. A consulta de cada aluno não poderá exceder os 10mn.