Análise de Investimentos (1 º Sem 2020/2021)

CEMP (Ciências Empresariais 2015)

Objetivos

Pretende-se que os alunos passem a dominar os conceitos, metodologias e técnicas de Análise Financeira de Projetos que lhes permita tomarem decisões relativas à utilização de recursos escassos nas organizações de forma objetiva e fundamentada. Pretende-se ainda que haja uma visão integrada e sistémica da empresa, que permita perceber qual o papel desta área científica e a sua relação com as restantes (nomeadamente com a Estratégica Empresarial).
Os objetivos da unidade curricular podem assim ser resumidos da seguinte forma:
- Integrar as componentes das teorias da gestão financeira e da decisão que são relevantes para a análise de projetos de investimento;
- Discutir os métodos usados na análise de investimentos não financeiros e a sua dependência de informação imperfeita;
- Aplicar a teoria a situações e casos específicos.