Avaliação Imobiliária I (2 º Sem 2014/2015)

GAI (Gestão e Avaliação Imobiliária)

Objetivos

O objetivo da UC consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos essenciais sobre a avaliação de imóveis, nomeadamente as principais bases/conceitos de valor e métodos correntes de avaliação: método comparativo, método dos custos, método do rendimento e método residual. Para além dos métodos correntes de avaliação, faz-se também uma introdução ao modelo de regressão linear múltipla, com um exemplo prático de aplicação. Introduz-se também a teoria das opções reais, mas sem qualquer aplicação prática, já que esta matéria é desenvolvida na uc de avaliação imobiliária II. No âmbito das avaliações regulamentadas, são fornecidos os conhecimentos essências relativos à legislação e regulamentos que suportam esse tipo de avaliações, bem como a sua aplicação prática.
Os alunos deverão ser capazes de desenvolver e aplicar os principais métodos de avaliação imobiliária, em condições de poderem estimar o valor de um determinado imóvel e de saberem qual o tipo de valor e método adequado a cada caso.