Economia da Ásia-Pacífico (1 º Sem 2017/2018)

DCI (Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015)

Linhas Programáticas

Com esta unidade curricular, espera-se que os estudantes conseguiam reconhecer as principais questões que estão na base da dinâmica desta nova Ordem Asiática, desenvolvam capacidades críticas e analíticas face às leituras propostas e apliquem os conhecimentos adquiridos na análise de temas, desafios e problemas contemporâneos relacionados com as economias desta região. A unidade curricular irá abordar 4 grandes questões estruturantes do programa: desenvolvimento económico, industrialização, comércio e globalização. Em termos gerais, esta unidade curricular irá:

?Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que levaram a re-emergência económica da Ásia no princípio do século XXI;
?Promover o debate sobre a experiência asiática de desenvolvimento político, económico e social em comparação com as experiências de outras regiões como a Europa, Estados Unidos da América ou América Latina;
?Desafiar os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios num potencial mundo pós-Ocidental e policêntrico.