Economia da Inovação e do Conhecimento (1 º Sem 2020/2021)

EGCTI (Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação)

Objetivos

As matérias dadas e a organização da disciplina têm como objetivo a transmissão de conhecimentos essenciais para a compreensão do fenómeno da inovação e da produção do conhecimento economicamente relevante.

A disciplina pretende dotar os alunos de uma grelha analítica para equacionarem as realidades complementares da empresa e do sistema da inovação, tendo em conta as interações complexas que atualmente estão na base da conceção, produção e difusão de inovações.

Neste âmbito, pretende-se transmitir conhecimentos necessários para descodificar o contexto e as instituições que influenciam a conceção, produção e difusão de inovações.

Para além de dotar os alunos de um quadro conceptual sólido de análise da inovação, procura-se também transmitir conhecimentos de base relativamente a indicadores e fontes estatísticas mais relevantes para realizar análises no quadro do objeto da disciplina.