Métodos Quantitativos: Introdução à Estatística e Análise de Redes Sociais (1 º Sem 2017/2018)

GRH (Gestão de Recursos Humanos)

Objetivos

Os métodos quantitativo são instrumentos fundamentais para a compreensão de sistemas sociais como as organizações. Através da análise de dados, que pode ser descritiva ou preditiva, é possível compreender diversos fenómenos organizacionais como por exemplo: os trabalhadores com contratos de longa duração têm melhor produtividade? Um departamento coeso é menos eficiente? Ambientes multiculturais têm maior tendência para conflitos?
Assume-se que os alunos não têm conhecimento de estatistica e análise de redes sociais donde que todos os conteúdos serão fornecidos de forma introdutória, expondo-se procedimentos básicos de análise de dados recorrendo a exemplos simples e directos. Esta unidade curricular será leccionada num formato aplicado com a utilização do software SPSS e UCINET VI e Netdraw.
Espera-se que os alunos aprendarm a desenvolver analises quantitativas na sua dissertação e/ou actividade professional.