Metodologias de Investigação (1 º Sem 2011/2012)

MKT (Marketing)

Método de Avaliação

A avaliação envolve três 'momentos', alinhados com objectivos de aprendizagem: 1. - O 1º momento, refere-se à participação do estudante em actividades de aprendizagem em aula, eventualmente articuladas com preparação prévia em casa, tanto individualmente como em grupo - preparação, apresentação e debate de : 1.1 - revisão pelo aluno de uma ou duas dissertações anteriores na área de Marketing, desta ou doutra escola, analisando a estrutura, a revisão da literatura, o objectivo de pesquisa, a metodologia e as conclusões e, eventualmente, sugerindo pistas para pesquisa própria; 1.2 - leitura e revisão crítica de artigos científicos específicos, indicados pelo docente, que reportam investigação empírica recente e podem sugerir temas de investigação; 1.3 - síntese de revisão de literatura (estado da arte) relativamente a um tema ou problemática do seu interesse. 2. - O segundo momento é um teste clássico (exame - época normal e época de recurso), de escolha múltipla, com questões sobre postura teórica, ontologia, metodologia e técnicas de pesquisa, baseadas na matéria teórica apresentada em aula e num manual, por exemplo Saunders et al (2009). 3. O terceiro momento é a proposta de TFC - "Trabalho de Fim de Curso" - proposta de tema objectivo e metodologia para dissertação ou projecto. O aluno entrega, até duas semanas depois do final das aulas,uma primeira versão que é comentada pelo docente com eventuais sugestões para melhoria e classificada em conjunto com a nota do teste (exame) da época normal. O aluno pode melhorá-la e entregar uma segunda versão até à data do exame de recurso. A avaliação em época normal envolve: 1. - classificação média obtida pelo estudante momento 1, com peso de 10%; 2. - Classificação obtida pelo estudante relativamente ao momento 2., teste da época normal, com peso de 20%; 3. - Classificação obtida pelo estudante relativamente ao momento 3., proposta de TFC, com peso de 70%. A avaliação em época "de recurso" envolve: 1. - classificação média obtida pelo estudante relativamente ao momento 1, com peso de 10%; 2. - Classificação obtida pelo estudante relativamente ao momento 2., teste da época de recurso (ou da época normal, se superior), com peso de 20%; 3. - Classificação obtida pelo estudante relativamente ao momento 3., proposta de TFC, entregue de novo ou reformulada até à data do teste de recurso, com peso de 70%.