Metodologias de Investigação (1 º Sem 2013/2014)

MKT (Marketing)

Método de Avaliação

A avaliação envolve três 'momentos', alinhados com os objectivos de aprendizagem:

1. - O 1º momento refere-se à participação dos estudantes em actividades de aprendizagem em aula, eventualmente articuladas com preparação prévia em casa, tanto individualmente como em grupo - preparação, apresentação e debate de :

1.1 - revisão pelos grupos de alunos, e debate por todos, individualmente, de uma ou duas dissertações de anos anteriores na área de Marketing ou afim, desta ou doutra escola, analisando a estrutura, a revisão da literatura, o objectivo de pesquisa, a metodologia e as conclusões e, eventualmente, sugerindo pistas para pesquisa subsequente;

1.2 - leitura e apresentação pleos grupos grupos e debates em colectivo de uma revisão crítica de artigos científicos específicos, indicados pelo docente, que reportem investigação empírica recente e possam sugerir temas de investigação;

1.3 - sínteses de revisão de literatura (estado da arte), elaboradas em grupo e apresentadas em sala, relativamente ao tema (ou problemática) previamente acordado entre cada grupo e o docente.

2. - O segundo momento é um teste clássico, individual, (exame - época normal e/ou época de recurso), de escolha múltipla, com questões sobre postura teórica, ontologia, metodologia e técnicas de pesquisa, baseadas na matéria teórica apresentada em aula e num manual, por exemplo Saunders et al (2009).

3. O terceiro momento é a elaboração (por cada grupo) e entrega (sem apresentação pública nem debate) de uma 'proposta' de TFC - "Trabalho de Fim de Curso" - propondo um tema ou projecto, com objectivo e metodologia para uma possível dissertação ou projecto, que será avaliada quanto á adequação, relevância, actualidade e viabilidade (além da foma, estrutura e redação).

Cada grupo, em que pelo mesnos alguns membros desejem ser avaliados em época normal, entregará, até duas semanas depois do final das aulas,uma primeira versão da 'proposta' que será classificada e comentada pelo docente com eventuais sugestões para melhoria.

A classificação individual em época normal será a média ponderada de três parcelas: 1. - A classificação média obtida pelo grupo do estudante no momento 1, não inferior a 8 valores, com peso de 20%; 2. - A classificação obtida pelo estudante no momento 2. (teste da época normal), não inferior a 8 valores, com peso de 30%; 3. - A classificação obtida pelo grupo do estudante no momento 3., não inferior a 8 valores, com peso de 50%.

A avaliação em época "de recurso" envolve: 1. - A classificação média obtida pelo grupo do estudante no momento 1, não inferior a 8 valores, com peso de 20%;  2. - A classificação obtida pelo estudante no momento 2., teste da época de recurso (ou da época normal, se superior), não inferior a 8 valores, com peso de 30%; 3. - A classificação obtida pelo grupo do estudante ou por ele próprio, no momento 3., eventualemente revista por resubmissão da 'proposta' melhorada na época de recurso, não inferior a 8 valores, com peso de 50%.