Metodologias de Investigação (1 º Sem 2019/2020)

MKT (Marketing)

Linhas Programáticas

- Introdução à Investigação; a natureza da investigação em Ciências Sociais, em Gestão e em Marketing;
- Processo de Investigação; desk research vs. field research; investigação teórica vs. aplicada; investigação exploratória vs. explicativa; pesquisa, leitura crítica e debate de artigos científicos e de dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- Breve Caracterização das Posturas Meta-teóricas e das Principais Abordagens Qualitativas e Quantitativas; caracterização das posturas meta-teóricas subjacentes às dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- A Natureza da Proposta de Investigação/Projeto de Pesquisa;
- Identificação de tópicos possíveis; revisões preliminares de literatura; escolha de tópico;
- Desenho e enunciado de Questões e Hipóteses de Pesquisa;
- Amostragem e Instrumentação; Validade e Fiabilidade;
- Redação da proposta de TFC.