Métodos e Técnicas de lnvestigação (1 º Sem 2016/2017)

Syllabus Link

Disciplina:
    Métodos e Técnicas de Investigação - Módulo de Métodos Quantitativos
    Doutoramento:
    Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
    Tipo:
    Obrigatória
    Faculdade e Departamento:
    ISEG - Departamento de Economia
    Objectivos Gerais:
    Este módulo introduz um conjunto de métodos quantitativos de análise de dados visando apresentar aos alunos as possibilidades e limitações associados a cada um desses métodos e conferir-lhes uma sensibilidade acrescida dos processos associados à selecção, análise e modelização de dados e à sua apresentação.
    Ao longo das aulas os alunos serão introduzidos aos processos mais comuns do processo de análise de dados. Aprenderão os elementos básicos de recolha e de preparação da informação, codificação e transformação de dados, análise de dados e apresentação de resultados. Introduz o software estatístico SPSS com o objectivo de desenvolver instrumentos operacionais de manipulação da informação estatística mas igualmente uma visão crítica dos benefícios e limitações da utilização de packages estatísticos para a organização e análise de informação quantitativa.
    Conteúdo
    1.    Utilização de software estatístico como suporte à investigação em estudos de Desenvolvimento. Potencialidades e limitações da utilização de packages estatísticos. Iniciação ao SPSS em ambiente Windows. Utilização do tutorial 'online' e o sistema de ajuda; Estratégias de aquisição de dados.
    2    Obtenção e preparação de dados para análise: Utilização de bases de dados estatísticos em investigação. Da informação em bruto para as bases de dados em formato SPSS. Criação e transformação de variáveis; controle da informação dos dados; 'limpeza' de dados. Consistência da informação
    3    Descrição dos dados e teste de hipóteses: tipo de variáveis: variáveis discretas e contínuas; criação de tabelas e de gráficos; medidas de tendência central e de dispersão; medidas de associação. Elementos básicos de teste de hipóteses; estatística t; análise da variância; comparação múltipla; testes não paramétricos; testes qui-quadrado; correlação; correlação parcial.
    4    Modelização: Dados Longitudinais e dados seccionais; análise de relação entre variáveis; regressão linear simples e múltipla; modelos loglinear
    5     Programação em SPSS: construção de pequenas rotinas para manipulação, tratamento da informação e apresentação de resultados não possíveis pelo sistema de menus. Utilização de diferentes fontes de informação e de diferentes métodos de suporte à investigação.
    Metodologias de ensino :
    As aulas possibilitarão o contacto directo dos alunos com o SPSS. Os conceitos fundamentais de cada ponto do programa serão apresentados com exemplos concretos que possibilitarão aos alunos operacionalizar os diferentes procedimentos do programa e a resolução de questões práticas. Os exemplos apresentados cobrem várias áreas como a sociologia, a economia, a demografia, etc privilegiando-se, sempre que viável, os relacionados com os estudos sobre desenvolvimento .
    Avaliação:
    A avaliação tem o carácter de avaliação contínua ao longo do semestre e consta de:
             a)   Presença e participação activa nas aulas com ponderação de 30%;
             b)   Realização de um trabalho a entregar após a conclusão do período de aulas com ponderação de 70%. .
    Bibliografia:
    1.    Norusis, M. (2011). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis. SPSS Inc.
    2.    Marôco,J. (2012). Análise Estatística com o SPSS Statistics , Lisboa
    3.    Siegel,A.F. (1988). Statistics and Data Analysis: An Introduction. John Wiley & Sons