Seminário I (1 º Sem 2019/2020)

Objetivos

A UC é um seminário que visa oferecer um conjunto de temas relevantes relacionados a complexidade das modernas sociedades, em particular, o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável e a dependência que as sociedades nacionais têm dos compromissos externos assumidos pelo Estado.
No caso em apreço, tais compromissos resultam da ligação de Portugal à União Europeia. Nessa medida, o Seminário pretende oferecer um espaço de conhecimento e discussão sobre os grandes desafios da integração europeia, contextualizando os motivos que levaram à sua formação, e debatendo as políticas que no século XXI mais influenciarão a visibilidade da Europa enquanto ator internacional.
O seminário é composto por dois módulos, um módulo relativo a Sociedade e Desenvolvimento que é dirigido pelo Prof. João Peixoto; e outro sobre Políticas Europeias, dirigido pelo Prof. António Goucha Soares.
O módulo Sociedade e Desenvolvimento é promovido pela unidade de investigação SOCIUS, que é um dos centros de acolhimento do PDED.
O módulo Políticas Europeias é dinamizado pelo centro de investigação GHES, que é outra unidade de acolhimento do PDED.