Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Matemática  >  ARTUR CARLOS BARROS DA SILVA LOPES

Investigação

Áreas de Interesse

Macroeconometria Teórica e Aplicada (séries temporais: sazonalidade, modelos não-lineares, quebras de estrutura, modelos VAR, cointegração, raízes unitárias, etc.)

Projectos de Investigação

Investigador responsável do projecto "Sazonalidade e Quebras de Estrutura nas Economias Portuguesa e Europeia", financiado pela FCT (POCTI/ECO/33778/99), entre Dezembro de 1999 e Setembro de 2003. Classificação inicial de júri internacional: Muito Bom. Classificação final: Excelente.

Apresentações em Conferências, Congressos e Seminários

Em Conferências Internacionais

• Growth and Business Cycles in Theory and Practice, Universidade de Manchester, 2007.
    • Econometric Study Group Annual Conference, Universidade de Bristol, 2006.
    • Conference on Seasonality, Seasonal Adjustment and Their Implications for Short-Term Analysis and Forecasting, Eurostat, Luxemburgo, 2006.
    • Royal Economic Society Conference (RES 2005), Universidade de Nottingham, 2005.
    • Royal Economic Society Conference (RES 2004),Universidade de Swansea, 2004.
    • 7th CEMAPRE Conference, Lisboa, 2003.
    • Growth and Business Cycles in Theory and Practice, Universidade de Manchester, 2002.
    • 22nd International Symposium on Forecasting (ISF2002), Trinity College, Dublin, 2002 (2 artigos).
    • Econometric Study Group Annual Conference (poster e apresentação curta), Universidade de Bristol, 2002.
    • Royal Economic Society Conference (RES 2002),Universidade de Warwick, 2002.
    • Seasonality in Economic and Financial Variables, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Faro, 2001.
    • 6th CEMAPRE Conference, Lisboa, 2001.
    • 8th EC^2 (European Conferences of the Econom[etr]ics Community) Conference in Quantitative Economics and Econometrics, poster), Universidade de Amesterdão, 1997.
    • 5th CEMAPRE Conference, Lisboa, 1997.
    • 50th AEA (Applied Econometrics Association) Conference, Paris, 1996.

Em Conferências Nacionais

• XI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), Universidade do Algarve, Faro, 2003.
    • X Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Porto, 2002.
    • 4ª Conferência do CEMAPRE, Lisboa, 1994 (2 artigos).
    • 3ª Conferência do CEMAPRE, Lisboa, 1991.

Apresentações Convidadas

• Seminários do Departamento de Economia do ISEG-UTL, Lisboa, 2007.
    • Seminário do Programa de Doutoramento em Economia do ISEG-UTL, Lisboa, 2004.
    • Seminários do Departamento de Economia do ISEG-UTL, Lisboa, 2003.
    • Encontro de Software de Econometria, ISEG, Lisboa, 1993.
    • 2º Congresso do Comércio Automóvel, Cascais, 1992.
    • Seminário Permanente de Estatística e Econometria" (CEMAPRE), Lisboa, 1988.

Consultor de Publicação (referee)

• Actas da 4ª Conferência do CEMAPRE.
    • Actas da 5ª Conferência do CEMAPRE.
    • Actas da 6ª Conferência do CEMAPRE.
    • Applied Financial Economics.
    • Econometrics Journal.
    • Economic Modelling.
    • Estudos de Economia.
    • International Journal of Forecasting.
    • Journal of Modelling in Management.
    • Macroeconomic Dynamics.
    • Portuguese Economic Journal.

Organização de Cursos e Seminários

• Cursos breves de vários professores e investigadores estrangeiros, entre 2000 e 2005.
    • Sessões de seminário do CEMAPRE, entre 2000 e 2002.
    • Seminário "Aplicações de Econometria em Economia Monetária e Financeira", entre 1994 e 1996.

Outras Actividades de Apoio à Investigação

• Membro da Comissão de Programa da 5ª Conferência do CEMAPRE, 1997.
    • Membro da Comissão Organizadora da 4ª Conferência do CEMAPRE, 1994.
    • Membro da Comissão Executiva da 2ª Conferência do CEMAPRE, 1989.

Projectos de Prestação de Serviços à Comunidade

• CEMAPRE/ATIC: previsões trimestrais e anuais da procura de cimento, entre 1994 e 2004.
    • CEMAPRE/DGE: previsão de longo prazo da procura de energia eléctrica, em 2002.
    • CEMAPRE/Ministério das Finanças: procura de automóveis ligeiros de passageiros, 1995.
    • CEMAPRE/DGE: previsão das procuras de gasolina e de energia eléctrica, em 1994 e 1995.
    • CIEF (Centro de Investigação de Economia Financeira): indicadores sintéticos (coincidente e avançado) para a economia Portuguesa (sem resultados finais por falta de financiamento), 1994.
    • CEMAPRE/DGE: previsão do consumo final de energia, 1993.
    • CEMAPRE/ACAP: previsão da procura de veículos automóveis, 1991 e 1992.
    • CEEETA: MIDAS - Portugal (modelo econométrico de procura e oferta de energia), entre 1988 e 1990.