CV
Habilitações Literárias
- Doutorando em Gestão UL/ISEG . Tema da dissertação: "Capacidades Dinâmicas para a Gestão do Portfolio de Projetos nas Organizações"
- Mestre em Gestão de Sistemas de Informação UL/ISEG,Média final de 16 valores, Tese "Outsourcing de desenvolvimento de aplicações. Um modelo de maturidade de processos no contexto do sistema financeiro português"
- Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações, UL /ISEG, concluída com a classificação de Bom com Distinção
- Licenciatura em Economia UL/ISEG.
Outras Habilitações
- CISA - Auditoria de Sistemas de Informação (Certificação em curso)
- Certificação SCRUM Master - Metodologia Ágil para Gestão de Projectos de Software
- PMP - Project Management Professional
- OPM3 Appraisal Team
- ISO 14598/9126 and SQUARE - Product Software Quality
- Certificação IEFP/CAP - (CAP Nº EDF 415270/2006 DL)
- Accredited IBM Advisory Project Manager
- Formação em LEAN e SixSigma - IBM University
- Formação em Gestão de Projectos - IBM/Standford University
- Ao longo do meu percurso profissional obtive várias outras Certificações Profissionais Microsoft e Oracle
Experiência Profissional
Julho de 2016 |
IBM/OSIS Software Practice Leader, Infrastructure and Network focal point for Portugal and AGILE Advocate, promove a disseminação e o uso dos princípios, valores e metodologias Agile em todos os níveis organizacionais, é responsável pela identificação de oportunidades de otimização dos custos da infraestrutura de software não IBM. No ambito das funções em INS tem a responsabilidade de elaborar e controlar a execução do orçamento de HW, SW, Manutenção e Infraestrutura.
|
Maio de 2012 |
IBM/OSIS Software Practice Leader, Insfrastructure and Network Services focal point para Portugal, responsável pela identificação de oportunidades e acompanhamento de projetos de otimização do software não IBM em uso nos vários clientes de outsourcing da IBM Portugal. Focal Point da área de INS ( Infrastructure and Network Services) para Portugal sendo responsável pelo orçamento e controlo de execução dos custos de HW, SW, Manutenção e Infraestrutura.
|
Janeiro de 2006
|
IBM/OSIS Coordenador de Serviços, responsável por projetos relacionados com a infraestrutura de software e hardware no âmbito dos contratos de outsourcing estratégico, bem como pela análise e gestão de risco e qualidade de vários projetos. Desde março de 2007 é professor no ISEG e no INA e colabora com o Millennium BCP como consultor para a área de qualidade de software, tendo desenvolvido um projeto-piloto para a implementação de um novo processo de gestão da qualidade de software. Integrou a equipa internacional do PMI que desenvolveu a 2ª versão do modelo de maturidade de processos organizacionais OPM3/PMBOK (publicada em dezembro de 2008), e integrou a equipa que desenvolveu, sob a égide do PMI, a primeira comunidade virtual dedicada à gestão organizacional de projetos. Membro fundador da Project Management Team Leaders da IBM Portugal, a qual é responsável pela difusão e promoção das boas-práticas em gestão de projetos. Neste âmbito tem artigos publicados sobre Qualidade de Software, Gestão de Risco e Gestão Organizacional de Projetos. |
Novembro de 2004 |
Transitou para a IBM, tendo ficado integrado na empresa OSIS, onde foi responsável pela implementação dos processos de Avaliação e Controlo de Gestão, tendo desenvolvido as metodologias de SLA's e Scorecard que controlam os contratos de outsourcing estratégico de infraestruturas do Millennium BCP, CTT e BPI. |
Maio de 2000 |
Coordenador responsável pelo Núcleo para o Desenvolvimento de Software de Gestão Interno da Direção de Informática da ServiBanca, tendo patrocinou o desenvolvimento, com recurso a equipas internas e mistas, de numerosos sistemas para a intranet do BCP. Nesse âmbito destaca-se o desenvolvimento do primeiro portal corporativo da ServiBanca. Foi igualmente responsável, entre muitos outros, pelo desenvolvimento:
|
Fevereiro de 1998 |
Acumula parte das funções anteriores com as de responsável pelas áreas de fornecedores tecnológicos e canais-automáticos no âmbito do Projecto Ano 2000 da ServiBanca, tendo definido a estratégia de adequação de contratos e infraestrutura tecnológica de voz e dados e da rede de POS e máquinas multibanco do Grupo BCP em Portugal e no estrangeiro. |
Março de 1996
|
Na sequência do convite que lhe foi endereçado para criar a Central de Compras de Produtos Tecnológicas da Direção Administrativa e Patrimonial da ServiBanca foi, durante dois anos, responsável pela totalidade das compras tecnológicas do grupo BCP (Mainframe, Midrange e plataformas distribuídas, Redes de voz e dados, e manutenção) tendo implementado modelos de negociação e de outsourcing inovadores. Paralelamente foi consultor da Direção de Aprovisionamento e Gestão do Património para a área tecnológica, tendo liderado as equipas que estudaram, negociaram e implementaram soluções de Outsourcing para as áreas de Finishing, Impressão de Cheques, Arquivo documental, bem como as equipas que estudaram a viabilidade da utilização da ferramenta SAP R3, a 2ª versão do Workflow de Facturação e elaboração dos estudos para a implementação de EDI. De 1996 a 1998 foi controller, responsável pelos custos de comunicações e tecnologia, na dependência direta do Administrador do Pelouro. |
Fevereiro de 1995 |
Coordenador do Departamento de Suporte Técnico da Direção de Sistemas de Informação onde liderou as equipas responsáveis pela reestruturação de infraestrutura de hardware e aplicacional dos cerca de 1000 balcões do BCP/Atlântico, tendo definido a Plataforma Comum de Balcões para todos os bancos do Grupo BCP. |
Junho de 1993 |
Assumiu as funções de coordenador do Núcleo de Desenvolvimento para Balcões tendo sido responsável pela reestruturação do ambiente informático da totalidade dos balcões do BPA com recurso à reengenharia de processos e ao desenvolvimento de software transacional no âmbito do projeto Lojas Automáticas (1º Projeto de balcões automáticos em Portugal e pioneiro a nível Europeu). |
Maio de 1990 |
Integrou os quadros da Direção de Organização e Informática do BPA - Banco Português do Atlântico, tendo iniciado a sua atividade, com as funções de Analista Programador, na equipa de desenvolvimento da Aplicação de Contas Correntes, área de On-line de Balcões. |
Actividade como Formador
IDEFE /ISEG. em abril de 2016 foi convidado para docente da disciplina Business Continuity and Disaster Recover da pós-graduação em Information Security Management
BrightPartners. Em 2013/2014 foi responsável pela formaçãoem SCRUM (Metodologias Ágeis para a Gestão de Projetos de Software) ministrada á ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública.
Desde 2011/12 colabora como assistente convidado no Mestrado de Ciências Empresarias e é Assistente Convidado do ISEG para as disciplinas: Sistemas de Informação para Gestão e Tecnologias de Informação do 2º ano da Licenciatura em Gestão.