Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Gestão  >  FERNANDO NUNO ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO PEREIRA

CV

    Habilitações Literárias

     

    • Doutorando em Gestão UL/ISEG . Tema da dissertação: "Capacidades Dinâmicas para a Gestão do Portfolio de Projetos nas Organizações"
    • Mestre em Gestão de Sistemas de Informação UL/ISEG,Média final de 16 valores, Tese "Outsourcing de desenvolvimento de aplicações. Um modelo de maturidade de processos no contexto do sistema financeiro português"
    • Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações, UL /ISEG, concluída com a classificação de Bom com Distinção
    • Licenciatura em Economia UL/ISEG.

     

     Outras   Habilitações

     

    • CISA - Auditoria de Sistemas de Informação (Certificação em curso)
    • Certificação SCRUM Master - Metodologia Ágil para Gestão de Projectos de Software
    • PMP - Project Management Professional
    • OPM3 Appraisal Team
    • ISO 14598/9126 and SQUARE - Product Software Quality
    • Certificação IEFP/CAP - (CAP Nº EDF 415270/2006 DL)
    • Accredited IBM Advisory Project Manager
    • Formação em LEAN e SixSigma - IBM University
    • Formação em Gestão de Projectos - IBM/Standford University
    • Ao longo do meu percurso profissional obtive várias outras Certificações Profissionais Microsoft e Oracle

     

    Experiência Profissional

     

    Julho de 2016

    IBM/OSIS Software Practice Leader, Infrastructure and Network focal point for Portugal and AGILE Advocate, promove a disseminação e o uso dos princípios, valores e metodologias Agile em todos os níveis organizacionais, é responsável pela identificação de oportunidades de otimização dos custos da infraestrutura de software não IBM. No ambito das funções em INS tem a responsabilidade de elaborar e controlar a execução do orçamento de HW, SW, Manutenção e Infraestrutura.

     

    Maio de 2012

    IBM/OSIS Software Practice Leader, Insfrastructure and Network Services focal point para Portugal, responsável pela identificação de oportunidades e acompanhamento de projetos de otimização do software não IBM em uso nos vários clientes de outsourcing da IBM Portugal. Focal Point da área de INS ( Infrastructure and Network Services) para Portugal sendo responsável pelo orçamento e controlo de execução dos custos de HW, SW, Manutenção e Infraestrutura.

     

    Janeiro de

    2006

     

    IBM/OSIS Coordenador de Serviços, responsável por projetos relacionados com a infraestrutura de software e hardware no âmbito dos contratos de outsourcing estratégico, bem como pela análise e gestão de risco e qualidade de vários projetos.

    Desde março de 2007 é professor no ISEG e no INA e colabora com o Millennium BCP como consultor para a área de qualidade de software, tendo desenvolvido um projeto-piloto para a implementação de um novo processo de gestão da qualidade de software.

    Integrou a equipa internacional do PMI que desenvolveu a 2ª versão do modelo de maturidade de processos organizacionais OPM3/PMBOK (publicada em dezembro de 2008), e integrou a equipa que desenvolveu, sob a égide do PMI, a primeira comunidade virtual dedicada à gestão organizacional de projetos.

    Membro fundador da Project Management Team Leaders da IBM Portugal, a qual é responsável pela difusão e promoção das boas-práticas em gestão de projetos. Neste âmbito tem artigos publicados sobre Qualidade de Software, Gestão de Risco e Gestão Organizacional de Projetos.

    Novembro de

    2004

    Transitou para a IBM, tendo ficado integrado na empresa OSIS, onde foi responsável pela implementação dos processos de Avaliação e Controlo de Gestão, tendo desenvolvido as metodologias de SLA's e Scorecard que controlam os contratos de outsourcing estratégico de infraestruturas do Millennium BCP, CTT e BPI.

    Maio de 2000

    Coordenador responsável pelo Núcleo para o Desenvolvimento de Software de Gestão Interno da Direção de Informática da ServiBanca, tendo patrocinou o desenvolvimento, com recurso a equipas internas e mistas, de numerosos sistemas para a intranet do BCP. Nesse âmbito destaca-se o desenvolvimento do primeiro portal corporativo da ServiBanca.

    Foi igualmente responsável, entre muitos outros, pelo desenvolvimento:

    • De um sistema inovador para controlo dos custos de comunicações do grupo BCP, o qual permitiu reduções de custos anuais de 5 milhões de euros no 1º ano de funcionamento;
    • E pela implementação de um sistema de controlo de performance da Direção de Comunicações baseado na metodologia de Balanced Scorecard.

    Fevereiro de 1998

    Acumula parte das funções anteriores com as de responsável pelas áreas de fornecedores tecnológicos e canais-automáticos no âmbito do Projecto Ano 2000 da ServiBanca, tendo definido a estratégia de adequação de contratos e infraestrutura tecnológica de voz e dados e da rede de POS e máquinas multibanco do Grupo BCP em Portugal e no estrangeiro.

    Março de 1996

     

    Na sequência do convite que lhe foi endereçado para criar a Central de Compras de Produtos Tecnológicas da Direção Administrativa e Patrimonial da ServiBanca foi, durante dois anos, responsável pela totalidade das compras tecnológicas do grupo BCP (Mainframe, Midrange e plataformas distribuídas, Redes de voz e dados, e manutenção) tendo implementado modelos de negociação e de outsourcing inovadores.

    Paralelamente foi consultor da Direção de Aprovisionamento e Gestão do Património para a área tecnológica, tendo liderado as equipas que estudaram, negociaram e implementaram soluções de Outsourcing para as áreas de Finishing, Impressão de Cheques, Arquivo documental, bem como as equipas que estudaram a viabilidade da utilização da ferramenta SAP R3, a 2ª versão do Workflow de Facturação e elaboração dos estudos para a implementação de EDI.

    De 1996 a 1998 foi controller, responsável pelos custos de comunicações e tecnologia, na dependência direta do Administrador do Pelouro.

    Fevereiro de

    1995

    Coordenador do Departamento de Suporte Técnico da Direção de Sistemas de Informação onde liderou as equipas responsáveis pela reestruturação de infraestrutura de hardware e aplicacional dos cerca de 1000 balcões do BCP/Atlântico, tendo definido a Plataforma Comum de Balcões para todos os bancos do Grupo BCP.

    Junho de

    1993

    Assumiu as funções de coordenador do Núcleo de Desenvolvimento para Balcões tendo sido responsável pela reestruturação do ambiente informático da totalidade dos balcões do BPA com recurso à reengenharia de processos e ao desenvolvimento de software transacional no âmbito do projeto Lojas Automáticas (1º Projeto de balcões automáticos em Portugal e pioneiro a nível Europeu).

    Maio de

    1990

    Integrou os quadros da Direção de Organização e Informática do BPA - Banco Português do Atlântico, tendo iniciado a sua atividade, com as funções de Analista Programador, na equipa de desenvolvimento da Aplicação de Contas Correntes, área de On-line de Balcões.

    Actividade como Formador

     

    IDEFE /ISEG. em abril de 2016 foi convidado para docente da disciplina Business Continuity and Disaster Recover da pós-graduação em Information Security Management

    BrightPartners. Em 2013/2014 foi responsável pela formaçãoem SCRUM (Metodologias Ágeis para a Gestão de Projetos de Software) ministrada á ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública.

    Desde 2011/12 colabora como assistente convidado no Mestrado de Ciências Empresarias e é Assistente Convidado do ISEG para as disciplinas: Sistemas de Informação para Gestão e Tecnologias de Informação do 2º ano da Licenciatura em Gestão.