Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Gestão  >  MARIA DE NAZARÉ ESPARTEIRO BARROSO

Investigação

• Áreas de interesse: Seguros / Instituições financeiras - seguros e banca
    • Participação em conferências
    • "De natureza académica:
    • " "Distorted consumer information in the Eurozone Banking Market: a case study of the Italien", Portuguese and Spanish APR", Itália, Junho 2005.
    • "X Conferência de Contabilidade, "Análise crítica do modelo de solvência das empresas de seguros "não vida": a conta "provisão para sinistros" , Estoril, Outubro 2004.
    • "International Colloquium AFIR, "Critical analysis of the European Union Solvency System", Boston, Outubro 2004.
    • "Jornadas Hispano-lusas, "Distorsiones informativas del euromercado bancario: perspectiva comparada en España y Portugal", Açores, 2004.
    • "Conferência "La actividad aseguradora en el contexto económico-financiero de Santo Tomé y Príncipe", Universidade da Extremadura, Cáceres, Março 2001.
    • " X International Conference, AEDEM, "A actividade seguradora no contexto económico-financeiro de São Tomé e Príncipe ", Pucón, Chile, Setembro de 2000.
    • "VII International Conference, AEDEM, "Supervisão de conglomerados financeiros na União Europeia", Istambul, Setembro de 1998.
    • "VIII Congresso Hispano-Francês da Associação Europeia de Direcção e Economia da Empresa, "Directivas comunitarias sobre seguros", Benálmadena, Espanha, Junho 1998.
    • "V Congresso Hispano-Francês da Associação Europeia de Direcção e Economia da Empresa, "Grupos estratégicos e factores-chave de êxito no mercado de seguros português", Toledo, Espanha, Maio 1995.
    • "Congresso "A Reconstrução da Empresa no Sector Económico", "A relação banca-seguros em Espanha. Algumas considerações", Associação Europeia de Direcção e Economia da Empresa, Cáceres, Espanha, Junho 1994.
    • "II Congresso Europeu, "A banca-seguros: motivações e perspectivas de futuro", Congresso "A nova empresa no desenvolvimento da Grande Europa", Asociación Europea de Dirección y Economía de la Empresa, Minsk, Bielorrússia, Setembro de 1993.
    • "III Congresso Hispano-Francês, "A banca-seguros: a distribução de seguros de vida através de entidades bancárias", Congresso "A direcção de empresas num mundo sem fronteiras", Asociación Europea de Dirección y Economía de la Empresa, Córdova, Espanha, Junho de 1993.
    • "Seminário de Professores, Faculdade de Economia, "A distribução de seguros de vida através de entidades bancárias", Universidade de Navarra, 1992.
    • De natureza profissional:
    • "Conferência "Time to intelligence in Insurance", Rumo ao SAS Forum International, "Solvência II", Abril 2005, Lisboa.
    • "Conferência "Solvência II - impactos para a profissão actuarial", Instituto dos Actuários Portugueses / Companhia de Seguros Fidelidade, Outubro de 2003, Lisboa.
    • "Seminário "Solvência das empresas de seguros", Associação Portuguesa de Seguradores, Lisboa, Junho 2002.
    • "Conferência "A actividade seguradora no contexto económico-financeiro Santomense", Palácio dos Congressos, São Tomé, Julho 2000.
    • "Apresentação da comunicação "Prudential regulation and supervision of the insurance sector in Portugal", Conferência "Implementation and enforcement of Community measures in the field of capital movement and financial services", organizada por "European Commission - TAIEX Office", Banco de Portugal, Lisboa, Abril 1999.
    • "Apresentação da comunicação "Prudential regulation and supervision of the insurance sector in Portugal. Liberalisation of investments of insurance companies. Assets.", no âmbito da visita de altos funcionários da Eslovénia a Portugal, Instituto de Seguros de Portugal, Lisboa, Abril 1999.
    • "Conferência "Contrato de Seguro" e "Resseguro", Curso sobre Direito Bancário, Associação de Advogados de Macau e Centro de Formação de Magistrados, Macau, Novembro 1996.

Orientação de teses de mestrado

a) concluídas

• " "Avanços genéticos: um contributo para o estudo dos seus impactos na indústria seguradora", Mestrado em Ciências Actuariais, Maio 2005
    • ""Solvência II - um incentivo ao desenvolvimento de modelos internos de gestão de riscos - aplicação a uma companhia de seguros não vida", Mestrado em Gestão / MBA, Janeiro 2006