Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Ciências Sociais  >  MARISA QUARESMA DOS REIS

Investigação

Participações em conferências e eventos afins

• (4 de Outubro de 2016) - Jornadas; Os Animais no Direito - Ordem dos Advogados
      • Oradora com o tema:" O Advento do(s) Direito(s) do Animal"

• (20 de Maio de 2016) - Conferência : "Lisbon conference on the longer-term future of the mechanism of the European Convention on Human Right"
      • Oradora (Concluding remarks)

• (27 de Novembro de 2015) - Conferência : "The EU Charter of fundamental rights and the judicial activism of the CJEU: A bill of Rights Under Pressure/A Carta dos Direitos Fundamentais da UE e o ativismo do TJEU: Um catálogo de direitos resistente às ameaças?"
      • Co-organizadora e Oradora com o tema: "How to pursue inter- and intragenerational solidarity in a weakened EU"

• (6-9 de Setembro de 2015), 45ª UACES - (The Academic Association for Contemporary European Studies), Bilbao
      • Oradora com o tema: "Making Sustainable Development Justiciable within the European Union"

• (4 de Maio de 2015) - Pós-Graduação em Direito (do) Animal, ICJP, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
      • Aula com o tema: "A evolução do estatuto jurídico do animal no espaço e no tempo"

• (11 de Dezembro de 2014) - Conferência : "Animais: deveres e direitos", ICJP, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
      • Oradora com o tema: "Direito Animal: uma perspectiva comparatista"

• (14 de Outubro de 2014) - 1st International Expert Group meeting «Ending Ecocide: the next necessary step in international law", Bruxelas,
      • Ingressou o grupo de trabalho para uma alteração ao Estatuto do Tribunal Penal Internacional, tendo sido escolhida pelo grupo como um dos Legal Coordinators do grupo de investigação internacional sobre a matéria.

• (19 e 20 de Junho de 2014) - "Lisbon Conference on Intergenerational Justice - The Law of the Future and the Future of Law"
      • Oradora e co-organizadora. Este evento contou com as parcerias da Assembleia da República, do Provedor de Justiça, da representação portuguesa da UNESCO, do Conselho Nacional da Juventude, das think thanks Intergenerational Foundation (Reino Unido) e Foundation for the Rights of Future Generations (Alemanha) bem como da Conferência "Model Institutions for a Sustainable Future" (Hungria). O "Diário Económico" foi media partner da conferência. A Caixa Geral de Depósitos e a Fundação para a Ciência e Tecnologia foram os patrocinadores do evento;  Apresentou o tema "The Jeffersonian concept of generations as nations - international law as an inspiration to na "intergenerational law"?". Foi agraciada com um louvor do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

• (24 a 26 de Abril de 2014) - "Model Institutions for a Sustainable Future - A Constitutional Comparative Perspective", Budapeste, Hungria
      • Oradora com o tema: Individual vs. collective rights. The differences between the protection of future individuals and future generations

• (19 de Dezembro de 2013) - Seminário "Justiça Intergeracional" Conselho Nacional da Juventude,  ISEG e Assembleia da República, Lisboa
      • Oradora em mesa redonda com a apresentação "Constitucionalismo Intergeracional?"

• (24 de Setembro de 2013) - 14th University on Youth and Development; North-South Centre - European Centre for Global Interdependence and Solidarity - Council of Europe  CEULAJ - Mollina, Espanha
      • Oradora na aula-workshop: "Debating rights for future generations - Intergenerational justice in Law and Politics"

• (7 de Maio de 2010) - Youth on the Move-Comissão Europeia, Lisboa
      • Apresentou o projecto "Ways to Legally Implement Intergenerational Justice" enquanto projecto financiado pela Comissão Europeia.

• (5 de Março de 2011) - Voluntariado no Feminino, Câmara Municipal do Montijo
      • Foi convidada para um debate aberto no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado em Portugal, com a representante nacional da iniciativa, a jornalista Fernanda Freitas.

• (10 de Dezembro de 2010) - Colloque "Quelle Responsabilité Juridique Envers les Générations Futures?" Université Versailles-St. Quentin,  e Université de Poitiers, França.
      • Oradora sobre o tema: "Perspective comparée sur la reconnaissance de la personnalité juridique en faveur des générations futures" - Oradora no painel de Direito Internacional

• (31 de Maio 2010) - Debate com os jovens sobre direitos civis e políticos - diminuição da idade de voto Escola Secundária Jorge Peixinho
      • Foi convidada a apresentar o seu trabalho na Foundation for the Rights of Future Generations aos jovens

• (27 e 28 de Maio 2010) - Conferência internacional "Ways to Legally Implement Intergenerational Justice" , Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
      • Directora de projecto e oradora.

Prémios e distinções

• (19 de Junho de 2014) - Lisboa - Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon
      • Reconhecimento público do interesse do projeto da "Lisbon Conference on Intergenerational Justice: The Future of Law and and the Law of the Future" organizado pela própria.

• (17 de Maio de 2011) - Antuérpia - Comissão Europeia
      • " Outstanding project award" entregue em mãos pelo Presidente da Comissão Europeia, Dr. Manuel Durão Barroso, numa cerimónia oficial em Antuérpia, como reconhecimento do trabalho desenvolvido na Fundação para os Direitos das Gerações Futuras.