Google

ISEG  >  Economia  >  VITOR ESCÁRIA

Investigação

Áreas de Interesse

• A abordagem dos fluxos do mercado de trabalho. Modelização macroeconómica. Avaliação de impacto das políticas públicas.

Projectos de Investigação / Prestação de Serviços / Consultoria

Projectos investigação

Projectos prestação de serviços/consultoria:

• Novembro 2003 ...- Indicadores de mobilidade de trabalho na economia Portuguesa. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Departamento de Estatísticas do Trabalho, Emprego e Formação Profissional. Membro da equipa.
    • Janeiro 2003 - ... - Estudo sobre a competitividade das Regiões Portuguesas. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Observatório do QCA III/ Direcção-Geral de Desenvolvimento Regional. Membro da equipa.
    • Janeiro 2003 - Abril 2004- O impacto do Alargamento sobre a Economia Portuguesa. Estudo desenvolvido para o Observatório do QCA III/ Direcção-Geral de Desenvolvimento Regional. Membro da equipa.
    • Outubro 2003 - Janeiro 2004- Assistência Técnica ao Grupo de trabalho Temático dos Transportes do QCA III. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Grupo de Trabalho Temático dos Transportes. Membro da equipa.
    • Outubro 2003 ...- Consultoria Especializada à elaboração da proposta de PNPOT. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS/ISEG para a Direcção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. Membro da equipa.
    • Junho 2003 -Fevereiro 2004- Estudo sobre desenvolvimento económico e competitividade urbana. Estudo desenvolvido pelo ISEG para a Câmara Municipal de Lisboa. Membro da equipa.
    • Fevereiro 2003 -Outubro 2003- Estudo de avaliação intercalar do Programa Operacional da Economia do QCA III. Estudo desenvolvido para o Gestor do POE. Membro da equipa.
    • Fevereiro 2003 -Outubro 2003- Estudo de avaliação intercalar do Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo do QCA III. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Gestor do PORLVT. Membro da equipa.
    • Julho 2002 - Novembro 2002 - Qualificação dos Trabalhadores Portugueses. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Departamento de Estatísticas do Trabalho, Emprego e Formação Profissional. Membro da equipa.
    • Julho 2002 - Novembro 2002 - Demografia dos Estabelecimentos. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Departamento de Estatísticas do Trabalho, Emprego e Formação Profissional. Membro da equipa.
    • Julho 2002 - Novembro 2002 - Indicadores de Empreendedorismo e Inovação. Estudo desenvolvido pelo CIRIUS para o Departamento de Estatísticas do Trabalho, Emprego e Formação Profissional. Membro da equipa.
    • Novembro 2001 - Junho 2002 Estudo de Avaliação dos Critérios de Selecção do SIME e SIPIE. Trabalho desenvolvido pelo ISEG em colaboração com outras entidades para o Gabinete do Gestor do POE. Membro da equipa.
    • Janeiro 2000 - ... . Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Península de Setúbal. Trabalho desenvolvido pelo ISEG em colaboração com outras entidades para a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal. Coordenador-executivo.
    • Julho 1997 - Dezembro 1998: Plano de Bacia do Guadiana: Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS em associação com a Hidroprojecto para o Instituto da Água. Membro da equipa de análise socio-económica.
    • Julho 1997 - Maio 1998: Avaliação do impacto dos investimentos financiados por fundos estruturais sobre as importações da economia portuguesa. Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.
    • Julho 1997 - Maio 1998: Perspectivas de evolução dos fundos estruturais. Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.
    • Maio 1997 - Dezembro 1997: Avaliação intercalar do QCA II. Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS em associação com o CISEP para a Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional. Membro da equipa de avaliação macroeconómica.
    • Fevereiro 1997 - Dezembro 1997: Iniciativas locais de emprego e desenvolvimento local. Trabalho desenvolvido pela LEONARDUS com financiamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
    • Setembro 1996 - Janeiro 1997: Estudo do mercado de trabalho português. Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS para o Departamento de Prospectiva e Planeamento. Coordenador do projecto.
    • Maio 1996 - Janeiro 1997: Avaliação intercalar do PORA - Programa Operacional da Região Alentejo. Trabalho desenvolvido pelo CIRIUS com a CESO I&D para a Comissão de Coordenação Regional do Alentejo.
    • POCTI/ECO/37668/2001 - Mobilidade de emprego e mobilidade salarial na economia portuguesa

Seminários e Conferências

Apresentação de comunicações nas seguintes conferências:

• Society of Labor Economists, San Antonio, USA, 2004
    • CAED conference on database integration, London, September 2003
    • New Zealand Conference on Database integration and linked employer employee data, Nova Zelândia, 2002
    • Society of Labor Economists, Baltimore, USA, 2002
    • Uddevala Symposium, Uddevala, Sweden, 2000
    • VII National meeting of APDR, Ponta Delgada-Azores, 1999
    • Seminários de Economia da FEP, Porto, 2003
    • Seminários do Departamento de Economia do ISEG, 1999, 2001, 2003.

Participação em Júris de Provas

• Prova de mestrado: Economia e Gestão do Território, Candidato: Nuno Miguel de Oliveira Romão

Supervisão de Teses

• Nuno Miguel Oliveira Romão: Mobilidade Salarial, Mobilidade de Emprego e Mobilidade Espacial na Economia Portuguesa, Mestrado em Economia e Gestão do território, ISEG-UTL 2003.