Estatistica II (2 º Sem 2019/2020)

ECO , FIN

Anúncio

Publicar Publicado em 13-03-2020

Funcionamento das aulas

No seguimento do aviso anterior, vimos dar mais informação relativa ao funcionamento das aulas. As regras que se seguem irão entrar em vigor a título experimental e, depois de decorrido algum tempo, poderão ser revistas se tal se mostrar aconselhável. Estamos a entrar num modelo novo onde surgem mais dúvidas do que certezas sobre a melhor forma de proceder.

AULAS TEÓRICAS

·         As aulas teóricas pressupõem que os alunos tenham visto previamente os vídeos da matéria abrangida pela aula que estarão disponíveis na plataforma TEAMS e que tenham complementado o estudo com a leitura da secção correspondente do livro. A versão pdf dos slides também será disponibilizada no Aquila.

·         A matéria abrangida por cada aula (com referência aos vídeos e aos slides) será anunciada no Aquila.

·         O docente tornará ativa a sessão no TEAMS, 10 minutos depois da hora prevista para o início da aula, tal como acontecia com as aulas presenciais. Assim as aulas teóricas começarão às 13h40.

·         Na aula teórica o docente irá dar um enquadramento geral resumindo os aspetos fundamentais e estará essencialmente disponível para esclarecer dúvidas respeitantes à matéria. Quando não houver mais dúvidas por esclarecer a aula será dada por terminada.

·         Em termos práticos, pede-se a todos os alunos que ao entrarem online desliguem o microfone do seu computador. Depois da breve introdução, os alunos com dúvidas serão solicitados a pedir a palavra (por escrito) ou a colocar a dúvida por escrito. Também podem, se assim o entenderem, enviar as dúvidas por email. Quando o docente der a palavra a um aluno, então este ligará o seu microfone para falar para a turma, voltando a desliga-lo quando terminar.

AULAS PRÁTICAS

·         Tendo por objetivo manter a filosofia habitual de ser o aluno a resolver os exercícios e não o docente a apresentar soluções acabadas para os mesmos, entendeu-se importante que os exercícios sejam resolvidos pelos alunos antes da aula prática. De facto, não é mais possível ao docente circular pela turma e indo esclarecendo as dúvidas que vão surgindo.

·         Assim, os exercícios previstos para as práticas de uma semana irão sempre corresponder à matéria lecionada até à segunda-feira dessa semana, dando tempo para que os alunos possam pensar nos exercícios. Para facilitar a resolução dos exercícios colocar-se-á no Aquila, sempre que necessário, um exercício/exemplo resolvido que cubra os aspetos mais comuns.

·         O planeamento existente no Aquila mantém-se por agora.

·         Tal como para as aulas teóricas, o docente tornará ativa a sessão no TEAMS, 10 minutos depois da hora prevista para o início da aula.

·         Mantém-se o pedido para que todos os alunos desliguem o microfone do seu computador ao entrarem online. Este só deverá ser ligado quando o docente lhe der a palavra. Tal como nas teóricas os alunos deverão pedir a palavra por escrito.

·         Tratando-se de um grupo mais pequeno de alunos do que na aula teórica o docente poderá adaptar-se à situação.

·         Uma vez esclarecidas as dúvidas referentes aos exercícios propostos para a aula poderão naturalmente ser esclarecidas dúvidas referentes a outros exercícios.

·         Como é evidente mantêm os canais por email.

Canal: Estatistica II - Autor: JOÃO MANUEL DE SOUSA ANDRADE E SILVA - Data de criação: 13-03-2020