Análise de Dados Quantitativos (2 º Sem 2017/2018)
Linhas Programáticas
I. Análise de Dados com IBM-SPSS
Problemas de medida na Análise de Dados em Ciências Sociais
1. Tratamento preliminar de dados:
- Transformação de variáveis;
- Criação de índices sintéticos e medidas de fiabilidade (Alpha de Cronbach).
2. Análise de dados univariada:
- Descrição dos dados: frequências e estatísticas descritivas.
3. Análise de dados bivariada:
- Cruzamentos de variáveis;
- Testes de independência (paramétricos e não paramétricos).
4. Análise de dados multivariada:
- Regressão linear simples, múltipla e logística;
- Análise de componentes principais (detectar dimensões latentes);
- Análise de Clusters (métodos hierárquicos e de optimização): segmentação de públicos.
II. Análise de Redes Sociais
1. Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais;
2. Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw;
3. As Redes de um sistema social ou completas - organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação;
4. Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...;
5. Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social.
Problemas de medida na Análise de Dados em Ciências Sociais
1. Tratamento preliminar de dados:
- Transformação de variáveis;
- Criação de índices sintéticos e medidas de fiabilidade (Alpha de Cronbach).
2. Análise de dados univariada:
- Descrição dos dados: frequências e estatísticas descritivas.
3. Análise de dados bivariada:
- Cruzamentos de variáveis;
- Testes de independência (paramétricos e não paramétricos).
4. Análise de dados multivariada:
- Regressão linear simples, múltipla e logística;
- Análise de componentes principais (detectar dimensões latentes);
- Análise de Clusters (métodos hierárquicos e de optimização): segmentação de públicos.
II. Análise de Redes Sociais
1. Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais;
2. Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw;
3. As Redes de um sistema social ou completas - organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação;
4. Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...;
5. Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social.