Economia I (1 º Sem 2019/2020)

ECO , EGERAIS , MAEG

Corpo Docente

FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES (Responsável)

JACINTO CORREIA BRAGA

JORGE EUGÉNIO NOURY LOPES DO ROSÁRIO

JOSÉ MONTEIRO BARATA

VALENTINO SALGADO CUNHA



Últimos Anúncios

Exame da Época de Recurso - Distribuição dos alunos por sala e instruções

Exame da Época de Recurso - Distribuição dos alunos por sala

Os alunos devem dirigir-se à sala respetiva, de acordo com a distribuição seguinte:  

 

Sala

Nomes

Anf. 4

ADRIAN ANTÓNIO GONÇALVES DA SILVA

a

MIGUEL DE OLIVEIRA GONÇALVES

Biblioteca

NÁDIA ALEXANDRA PINTO DE CARVALHO

a

ZARA NAYAMI LELIS DE CARVALHO

+ Melhorias de Nota

 

 

Instruções para a prova de exame da Época de Recurso

 

1. A prova tem lugar no dia  3 de fevereiro de 2020, uma segunda-feira, pelas 12:00, com uma  duração máxima de duas horas e quinze minutos (2h 15m).  Não é permitida a consulta de  quaisquer elementos de estudo nas provas escritas finais desta unidade curricular, quer em suporte papel quer em suporte eletrónico.

 

2. Têm acesso à prova todos os alunos regularmente inscritos na unidade curricular e no exame da Época de Recurso, no Aquila, que ainda não tenham obtido aproveitamento na mesma ou que desejem efetuar tentativa de melhoria de nota (neste último caso é necessário inscrição específica na Secretaria, nos prazos estipulados).

 

3.  É necessário levar papel de prova (folhas de teste do ISEG) para a prova.

 

4. A prova é constituída por duas partes: Parte A, com 12 perguntas de escolha múltipla, e Parte B, com três perguntas com alíneas, de resposta redigida, aberta. A Parte A vale 6 valores e a Parte B vale 14 valores. Nas perguntas de escolha múltipla cada resposta certa é cotada com 0,5 valores e cada resposta errada desconta 0,15 valores.

 

5. As respostas às perguntas de escolha múltipla, na  Parte A, são efetuadas na  tabela própria fornecida no enunciado. No final do tempo de prova, a folha com a tabela de respostas da Parte A, devidamente identificada no respetivo cabeçalho, é destacada e entregue juntamente com as folhas de resposta da Parte B. O enunciado poderá ficar na posse dos estudantes, no final da prova.

 

6. Cada uma das  perguntas da  Parte B é respondida em  folhas separadas  , identificadas, cada uma delas, com o  nome e número do aluno, no respetivo cabeçalho. Cada pessoa deve trazer papel de prova suficiente, tendo em conta que tem de responder a três perguntas (com alíneas) em folhas separadas. A não identificação adequada das diversas partes da prova implica a anulação da(s) parte(s) não identificadas.

 

7. [Importante] As respostas a alíneas de uma pergunta distinta daquela a que se refere um dado caderno ou folha, não será corrigida. Não se podem misturar respostas a perguntas diferentes numa mesma folha. Por exemplo, se uma alínea (ou mais) da pergunta 2 for respondida na mesma folha da pergunta 1, as respostas às alíneas da pergunta 2 não serão corrigidas. Atenção, pois, à separação das folhas por cada pergunta da Parte B da prova.

 

8. É autorizado o uso de máquina calculadora NÃO-GRÁFICA.

 

9. É obrigatório  desligar os telemóveis e outros dispositivos, como  tablets, computadores portáteis ou smartwatches, durante o tempo de prova. Não é autorizada a visualização dos aparelhos em funcionamento.

 

10. Em caso de desistência, os alunos só poderão abandonar a sala decorridos 30 minutos desde o início da prova, deixando o enunciado com o docente vigilante.

 

11. Os alunos que prestarem a prova a título de tentativa de melhoria de nota devem escrever no cabeçalho de identificação a expressão "Melhoria de Nota".

 

12. A matéria elegível para a prova corresponde a todos os temas lecionados em contexto de aulas teóricas e práticas da unidade curricular ao longo do semestre. Os capítulos do manual são os seguintes: capítulos 2 a 7 e 10 (+Apêndice 10) a 16, inclusive, do manual adotado na disciplina (Krugman and Wells, 2018; 5ª edição).  

 

A matéria relativa aos capítulos 15 (Concorrência Monopolística) e 16 (Externalidades), do manual do Krugman and Wells (2018) só poderá ser alvo de perguntas de escolha múltipla (Parte A) das provas, uma vez que se trata de um ponto que só foi lecionado em contexto de aulas teóricas.

 

Nota informativa à bibliografia: (i) no Cap. 7 (impostos), é excluída a leitura do ponto "T   ax Fairness and Tax Efficiency" em diante (   inclusive) até final do capítulo; (ii); no Cap. 14 (Oligopólio) é excluída a leitura do ponto "  Oligopoly in Practice" em diante (inclusive), até final do capítulo.

 

Recorda-se que estão publicados na página da cadeira (no menu  Ver Mais, na secção 8-  Outros Materiais para os Alunos) vários  elementos complementares de estudoúteis para a condução do trabalho prático de consolidação dos vários tópicos do programa da cadeira.