Economia Pública (1 º Sem 2019/2020)

EPP (Economia e Políticas Públicas)

Objetivos

O objetivo desta UC é o de introduzir os estudantes aos principais temas da economia pública e desenvolver as suas competências na utilização dos instrumentos da microeconomia na análise das políticas públicas. Ao terminar com sucesso desta UC o estudante deve ter adquirido as competências necessárias para aplicar os principais princípios da microeconomia à análise de uma vasta gama de problemas económicos no sector público e no sector privado bem como ser capaz de combinar princípios teóricos e análise de informação económica de forma a avaliar as principais medidas de política económica. A UC confere aos estudantes os instrumentos teóricos e práticos para interpretar as diferentes vertentes da economia pública (teoria escolha pública, despesa pública, tributação) e com a capacidade para analisar e compreender as questões-chave nesta área (Porquê e em que situações devem a educação ou a saúde serem provisionados de forma pública ou privada, etc.) utilizando instrumentos de microeconomia.