Economia do Trabalho (2 º Sem 2019/2020)

EC (Economia)

Objetivos

O objetivo da disciplina é o de expor os alunos aos principais conceitos da economia do trabalho. A disciplina assume uma abordagem microeconómica das questões do emprego e do desemprego. Em todos os capítulos do programa coexistem as abordagens teóricas e empíricas dos fenómenos estudados.

Os alunos são incentivados a pensar como economistas sobre as questões que se levantam no mercado de trabalho e nas principais políticas públicas que têm impacto no mercado de trabalho. A utilização de evidência recente para Portugal é uma das características mais importantes do curso e tem como objetivo aproximar os tópicos mais conceptuais da realidade económica mais próxima do aluno. A motivação para o trabalho empírico de qualidade é uma prioridade da aprendizagem.