Microeconomia I (1 º Sem 2014/2015)

ECO , FIN , GES , MAEG

Bem-vinda(o) à página de Microeconomia I !

Carlos Farinha Rodrigues

CARLOS FARINHA RODRIGUES (Responsável)

HENRIQUE MANUEL MAIA SERPA DE VASCONCELOS

JACINTO CORREIA BRAGA

MARIA ISABEL DE DEUS MENDES

JOANA VAZ PAIS

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

Caras (os) Alunos de Microeconomia I.

Os alunos que pretendam consultar a prova da Época Especial podem fazê-lo na próxima 3ª feira, 15/9, na sala 103 (Francesinhas 2) entre as 12.00h e as 13.00h

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Farinha Rodrigues

Breve introdução

O objectivo da unidade curricular (uc) de Microeconomia 1 é o de familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais da teoria microeconómica a nível intermédio e fornecer-lhes os instrumentos básicos para a aplicação desses conceitos. Supõe-se que os alunos no final do curso estarão aptos a ler, interpretar e comentar um texto onde eles sejam utilizados

Nesta uc apresentam-se os tópicos iniciais da microeconomia começando com os princípios básicos da teoria do consumidor, seguindo-se os das teorias do produtor e dos mercados concorrenciais e do equilíbrio geral. Por último aborda-se as situações de monopólio de forma a evidenciar as particularidades do seu equilíbrio e a perda de bem-estar social que lhe está associado face à situação de concorrência perfeita.

O plano de estudos da licenciatura em economia assegura uma forte complementaridade entre as disciplinas de Microeconomia I e Microeconomia II. Verifica-se uma clara sequência lógica entre estas duas disciplinas, uma vez que o objecto e o método do estudo são idênticos variando apenas o enquadramento em que os agentes actuam.