Microeconomia II (2 º Sem 2012/2013)

ECO , FIN , GES , MAEG

Bem-vindo à página de Microeconomia II !

JOSE PEDRO VELOSO DE SOUSA PONTES (Responsável)

CARLOS FARINHA RODRIGUES

JACINTO CORREIA BRAGA

MARIA ISABEL DE DEUS MENDES

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

O exame pode ser consultado quinta-feira, 19 de Setembro, das 10h00 às 11h00, na sala 101 do Francesinhas 2.

Breve introdução

A disciplina de Microeconomia II visa introduzir os estudantes a situações em que a interacção descentralizada dos agentes económicos num mercado livre conduz a uma afectação de recursos não óptima. Isto verifica-se nomeadamente nos seguintes casos:

No caso de haver de interdependência estratégica dos agentes económicos, ou seja, no caso em que a melhor escolha para um agente económico depende das reacções dos outros agentes, quer em termos abstractos (teoria dos jogos), quer em termos concretos de concorrência no interior da mesma indústria (oligopólio).

No caso de os agentes económicos terem informação imperfeita sobre os resultados das suas acções, em particular se a informação sobre estes resultados se encontrar desigualmente distribuída pelos dois lados do mercado em que se realiza uma transacção (economia da incerteza e da informação).

Se certas transacções não forem mediadas pelo sistema de preços, não tendo a transmissão de um benefício ou um dano entre dois agentes uma adequada transferência monetária compensatória (externalidades), devendo a provisão de bens com estas características ser feita por iniciativa da Autoridade Pública (bens públicos).