Teorias do Desenvolvimento (1 º Sem 2019/2020)

Objetivos

Esta Unidade fornece uma abordagem avançada de temas do desenvolvimento económico, tanto no quadro da teoria como da política. O objetivo principal do curso é apoiar o desenvolvimento das capacidades de investigação dos estudantes através de um conjunto de temas, cujo tratamento procura acompanhar os progressos mais recentes da investigação científica na área das teorias do desenvolvimento. A Unidade procura fornecer aos alunos uma visão compreensiva das abordagens do desenvolvimento, estabelecer um quadro atual das principais correntes que têm marcado as discussões na academia e no seio das principais organizações internacionais ligadas aos problemas do desenvolvimento, e fornecer instrumentos teóricos e analíticos de referência para o desenvolvimento de trabalhos no quadro do Programa de Doutoramento.