Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Dívida Soberana e crédito privado em Portugal (1668-1797) Link

 

Coordenação : Leonor Freire Costa

Equipa : António Castro Henriques; Bruno Lopes; Susana Munch Miranda, Lisbeth Rodrigues

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ HAR-HIS/28809/2017),

Calendário: 1 Outubro 2018; 30 de Abril 2022

 

Resumo: Esta investigação compreende uma recolha integral da documentação sobre dívida consolidada (padrões de juro). A serie completa inicia-se efetivamente em 1640 e 1797, mas compreende dados exaustivos sobre a divida entre 1500 e 1554. Permitirá a construção de séries completas sobre volume da dívida, taxas de juro efetivas, encaixes fiscais que serviram a dívida consolidada e sociologia dos credores. Tem como objetivo uma avaliação comparada do endividamento da coroa portuguesa com outros casos europeus. Portugal surge na literatura internacional como um caso exemplar de crédito público de baixo risco durante a monarquia absolutista. Os fundamentos desta asserção são inexistentes e só passíveis de verificar com esta pesquisa.

 

Webinar: http://debt.pt