Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

GHES   GHES   Membros   Membros Colaboradores   João Figueira

João Figueira

Dados Pessoais

Nome: João José Monteiro Figueira

Email: 44jjmf@gmail.com

Formação Académica

Licenciado em «História da Arte», pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mestre em «História Económica e Social Contemporânea», pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Doutorado em «Estruturas Sociais da Economia e História Económica», na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Situação Profissional

Áreas de investigação

Investigador na área da história económica, com particular ênfase no sector eléctrico português.

Projetos de investigação

Publicações Relevantes

2019 - Distribuição de energia eléctrica em Portugal (1976-2000). Conhecer a história para preparar o futuro das concessões, Lisboa, EDP-Distribuição.

2019 - “A iluminação pública como serviço público autónomo da distribuição de energia eléctrica em baixa tensão: o caso da cidade de Lisboa”, inQuestões Atuais de Direito Local, n.º 23, de Julho-Setembro de 2019, pp. 7-24 (em co-autoria com Suzana Tavares da Silva).

2018 - “As pensões de sangue”, in LOUSADA, Abílio Pires; ROCHA, Jorge Silva (Coordenadores), Portugal na 1.ª Guerra Mundial. Uma história militar concisa, Lisboa, Comissão Portuguesa de História Militar, 2018, pp. 813-825.

2018 - Uma história da electricidade em Portugal, Lisboa, CTT.

2017 - “Loulé inaugurou a luz eléctrica há 100 anos”, in Al-Úlyá, n.º 18, de 2017, pp. 141-159.

2015 - “Pensões de sangue no âmbito da participação portuguesa na Grande Guerra”, in Actas do XXIII Colóquio de História Militar “Portugal, 1914-1916. Da Paz à Guerra”, Lisboa, Comissão Portuguesa de História Militar, 2015, pp. 497-539.

2015 - “No rescaldo da Grande Guerra: a atribuição de pensões de sangue – aspectos sociais, económicos e financeiros”, in PEREIRA, Gaspar Martins; ALVES, Jorge Fernandes; ALVES, Luís Alberto; MEIRELES, Maria Conceição (Coordenação), A Grande Guerra (1914-1918): Problemáticas e representações, Porto, CITECEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2015, pp. 83-103.

2014 - “António da Silva, «o primeiro herói do concelho de Arganil»”, in Actas do II Congresso Internacional do OBSERVARE - « Guerra Mundial e Relações Internacionais: 1914-2014 » (Fundação Calouste Gulbenkian, 2 e 3 de Julho de 2014).

[http://observare.ual.pt/images/2nd_conference_2014/livro_actas_2014/joao_figueira.pdf]

2014 - “Quando o interior era pioneiro”, in Iberografias, n.º 27 [Espaços de fronteira, territórios de esperança. Das vulnerabilidades às dinâmicas de desenvolvimento (Coordenação de Rui Jacinto)], Lisboa, Âncora Editora, 2014, pp. 41-57.

2012 - O Estado na electrificação portuguesa: Da Lei de Electrificação do País à EDP (1945-1976). Dissertação de Doutoramento em «Estruturas Sociais da Economia e História Económica/ Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal).

2010 - "A electrificação da rede: as grandes opções", in O Caminho-de-Ferro em Portugal 1910 - 2010, Lisboa, CP - Comboios de Portugal / REFER - Rede Ferroviária Nacional, pp. 49-57 .

2005 - "As actividades económicas em A Comarca de Arganil", in A Comarca de Arganil - 100 anos de um jornal (Coordenação de Regina Anacleto), Arganil, A Comarca de Arganil, pp. 181-205 .

2004 - Empresa Hidro-Eléctrica de Arganil (1927-1978) e a electrificação dos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, Lisboa, EDP - Museu da Electricidade;

2001 - A electrificação do centro de Portugal no século XX, s. l., EDP - Distribuição, (em co-autoria com Jaime Alberto do Couto Ferreira).

Curriculum

CV