Comunicação e Negociação (2 º Sem 2008/2009)

ECO , FIN , GES , MAEG

Março de 2009

Publicar Publicado em 24-03-2009

passo 3 do trabalho final

Passo 3 do trabalho final

Estando já esclarecido o tema do trabalho e minimamente como vão abordar o problema em estudo , os passos seguinte são:

1) Ler sobre o tema . Informação generalista nos textos da reprografia. Outra bibliografia que encontrem e vos pareça pertinente para o vosso tema

2) Fazer questionários, entrevista, história da simulação. Qualquer uma destas só ficará bem feita se conhecerem minimamente a realidade em causa. Boas repostas só com boas perguntas. Perguntas vaga e complexas têm respostas vagas e complexas - não permitem passar uma mensagem clara no trabalho. Vale a pena perder tempo a conceber um bom guião de entrevista/questionário. DEADLINE PARA ENTREGA DE GUIÂO DE ENTREVISTA/QUESTIONÁRIO/HISTÓRIA DA SIMULAÇÃO: 14 abril

3) Durante ponto 1 e 2 podem ir pesquisando artigo científico. Bases de dados preferenciais: 1) ISEG: Jstor, B-on; Prrquest; catálogo biblioteca; 2) Internet : Google académico, Scielo . Nestas têm garantia que artigo é científico. Passo fundamental: encontrar as palavras chaves mais próximas ao interesse do vosso trabalho

4) Resumo do artigo científico - duas páginas max. Data de entrega a definir

Canal: Comunicação e Negociação - Autor: MARTA PEDRO VARANDA -

Publicar Publicado em 10-03-2009

Passo 2 do trabalho final- a entregar 19/3

Passo 2 do trabalho final- a entregar dia 19 Março

Estando já definido o grupo de trabalho e a questão geral que vão trabalhar , agora é necessário aprofundar , ou seja saber os componentes "quem-o quê-onde-como" do vosso trabalho:

a) O MAIS IMPORTANTE: O que é que vos interessa realmente naquele tema mais vasto? O que é que gostariam de saber mais sobre aquele tema? Este será o vosso problema de investigação

b) Definir onde vão realizar trabalho - por exemplo será numa organização ou grupo/departamento ? Se é comunicação interpessoal que tipo de pessoas serão o foco do vosso estudo e em que circunstância elas comunicam?

c) Definir que tipo de situação será o objecto do vosso estudo: por exemplo se é sobre negociação que tipo de situação de negociação vos interessa - comercial, política, profissional - e porquê? Se é sobre conflitos que tipo? Se é sobre comunicação qual componente do modelo vos interessa mais,?etc, etc,etc

d) Definir através de que método vão abordar o problema em estudo . Por exemplo questionários, entrevista, simulação, observação, análise e documentos escritos, por exemplo jornais .

Canal: Comunicação e Negociação - Autor: MARTA PEDRO VARANDA -

Publicar Publicado em 10-03-2009

TPC-ego rede -1,2º,3º passo

Olá a todos/as

O TPC sobre ego rede , 1º,2º,e 3º passos, deve ser entregue até prox 5ªf dia 12 Março

Detlahes sobre TPC - Comunicação interpessoal: ego-network

Objectivo do trabalho: descrever a rede de comunicação - lista de contactos de telemóvel/e-mail - para depois a caracterizar e avaliar . Quem faz parte da minha rede de comunicação, e que tipo de recursos posso obter através dela?

Título: nome, idade, curso, de onde é (onde viveu grande parte da vida), onde vive agora

1º passo: listar as pessoas cujo contacto consta do seu telemóvel (e com quem tenha uma relação mínima ex: exemplo falou com essa pessoa mais do que 2 ou 3 vezes nos últimos 6 meses)

2ª passo :caracterizar essas pessoas em termos de :

A- idade:

B- género: M/F

C- curso: área do curso

D- universidade:

E- proximidade física: 1) vive na mesma casa, 2) vizinhança, 3) mesma cidade; 4) mesmo país; 5) outro país

F- proximidade relacional: 1) família ; 2) amigo(a); 3) conhecido(a)

G- tempo de relação: 1) até 1 ano; 2)1-3 anos; 3) + 3 anos

H- tempo que passam juntos(as): 1) 1h ou + dia; 2) 2-3h semana; 3) 1h ou menos por mês

NOTA: inserir estes dados numa folha Excel ou SPSS, o que preferirem. Os dados são anónimos, só o próprio sabe quem é aquela pessoa. Por ex: João Silva é o nº 1 na folha Excel, a Manuela Costa é o nº 2, e assim sucessivamente

3º Passo : Descrever a sua rede de comunicação: por exemplo mais homens ou mulheres? Mais amigos ou conhecidos? Só pessoas da mesma idade ou de várias idades

Que tipo de pessoas está na sua rede? Há muita diversidade de raça , género , idades , formação profissional, atitudes/gostos diferentes?

Como descrever, por exemplo:

Idade : % de pessoas 3 ou + anos mais novo/ da mesma idade/3 ou mais anos mais velho;

Sexo: % pessoas de mesmo vs outro sexo;

etc

Canal: Comunicação e Negociação - Autor: MARTA PEDRO VARANDA -