Economia I (1 º Sem 2019/2020)

ECO , EGERAIS , MAEG

Dezembro de 2019

Publicar Publicado em 17-12-2019

Exame da Época Normal - alunos por sala e instruções

Distribuição dos alunos pelas salas - Exame da Época Normal

 

A tabela abaixo descreve a distribuição dos alunos por sala para o Exame da Época Normal, marcado para o dia 6 de Janeiro de 2020, às 9:00.

 

Sala

Intervalos de Nomes

Biblioteca

de

ADRIAN ANTÓNIO GONÇALVES DA SILVA

a

GONÇALO DA SILVA GUIOMAR

ANF 4

de

GONÇALO GUIMARÃES MARTINS MOTA

a

MARIANA MIGUEL ALBUQUERQUE TEIXEIRA

101 – F1

de

MARTA ASCENSÃO ROSA

a

PEDRO RAIMUNDO DOS SANTOS LOPES

103 – F1

de

PEDRO SANTOS CANHAS

a

SOFIA ISABEL GAMITO ZACARIAS

109 – F1

de

SOFIA ISABEL LOPES PINTO DA COSTA

a

ZARA NAYAMI LELIS DE CARVALHO

 

  

Instruções para a prova de Exame da Época Normal

 

1. A prova tem lugar no dia  6  de Janeiro de 2020, uma segunda-feira, pelas 9:00, com uma    duração máxima de duas horas e quinze minutos (2h 15m).   Não é permitida a consulta de    quaisquer elementos de estudo nas provas escritas finais desta unidade curricular, quer em suporte papel quer em suporte eletrónico.

 

2.    É necessário levar papel de prova (folhas de teste do ISEG) para a prova. Dado o calendário da prova, será conveniente   adquirir o papel de prova ainda antes do Natal, na papelaria da AEISEG.

 

3. A prova é constituída por duas partes: Parte A, com 12 perguntas de escolha múltipla, e Parte B, com três perguntas com alíneas, de resposta redigida, aberta. A Parte A vale 6 valores e a Parte B vale 14 valores. Nas perguntas de escolha múltipla cada resposta certa é cotada com 0,5 valores e cada resposta errada desconta 0,15 valores.

 

4. As respostas às perguntas de escolha múltipla, na   Parte A, são efetuadas na   tabela própria fornecida no enunciado. No final, a folha com a tabela, devidamente identificada no respetivo cabeçalho, é destacada e entregue juntamente com as folhas de resposta da Parte A. O enunciado poderá ficar na posse dos estudantes, no final da prova.

 

5. Cada uma das  perguntas da   Parte B é respondida em   folhas separadas  , identificadas, cada uma delas, com o   nome  e  número  do aluno, no respetivo cabeçalho. Cada pessoa deve trazer papel de prova suficiente, tendo em conta que tem de responder a três perguntas (com alíneas) em folhas separadas. Portanto, terá de ter 3 cadernos separáveis para responder à Parte B da prova.

 

6. É autorizado o uso de máquina calculadora NÃO-GRÁFICA.

 

7. É obrigatório  desligar os telemóveis e outros dispositivos, como  tablets, smartwatches ou computadores portáteis, durante o tempo de prova. Não é autorizada a visualização dos aparelhos em funcionamento.

 

8. Em caso de desistência, os alunos só poderão abandonar a sala decorridos 45 minutos desde o início da prova.

 

9. A  matéria elegível para a prova corresponde a todos os temas lecionados no conjunto das aulas teóricas e práticas da unidade curricular ao longo do semestre. Os capítulos do manual são os seguintes: capítulos 2 a 7 e 10 (+Apêndice 10) a 16,   inclusive, do manual adotado na disciplina (Krugman and Wells, 2018; 5ª edição).  

 

A matéria relativa aos capítulos 15 (Concorrência Monopolística) e 16 (Externalidades) só poderá ser alvo de perguntas de escolha múltipla (Parte A) das provas, uma vez que se trata de um ponto que só foi lecionado em contexto de aulas teóricas.

 

Nota informativa à bibliografia: (i) no Cap. 7 (impostos), é excluída a leitura do ponto "T  ax Fairness and Tax Efficiency" em diante (  inclusive) até final do capítulo; (ii); no Cap. 14 (Oligopólio) é excluída a leitura do ponto " Oligopoly in Practice" em diante (inclusive), até final do capítulo. O tópico das externalidades (Cap. 16), deve ser essencialmente acompanhado pelos slides das aulas teóricas (não considerar a leitura extensiva deste capítulo no manual).

 

Recorda-se que estão publicados na página da cadeira (no menu Ver Mais, na secção 8- Outros Materiais para os Alunos) vários elementos complementares de estudoúteis para a condução do trabalho prático de consolidação dos vários tópicos do programa da cadeira. Tal como existe também publicada nesta página uma série de provas de anos anteriores com resoluções.

 

  

A  equipa docente de  Economia 1  deseja a todos os estudantes um ótimo Ano Novo de 2020.

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 26-12-2019 -

Publicar Publicado em 10-12-2019

Acesso ao Exame da Época Normal

Acesso ao Exame da Época Normal

 

A pauta com a situação de acesso ao Exame da Época Normal encontra-se publicada, no separador NOTAS, nesta página. 

 

Nos termos do regulamento de avaliação da unidade curricular, apenas têm acesso à prova escrita final da Época Normal os alunos que tiverem cumprido o  requisito mínimo previsto no regulamento de avaliação, neste caso, terem  realizado e entregue a prova intercalar.

 

Na pauta publicada consta a informação sobre a elegibilidade do acesso à prova, nos termos seguintes:

 

- Os alunos que tenham um "S" (sim) terão cumprido o requisito mínimo de acesso à prova escrita final EN, podendo comparecer à prova escrita final da Época Normal.

 

- Os alunos que tenham um "N" (não) significa que não terão cumprido o requisito mínimo e, desse modo, não poderão apresentar-se à referida prova; apenas à prova escrita da Época de Recurso.

 

O facto de um aluno ter acesso a EN não implica necessariamente que deva ir ao exame EN, uma vez que, no caso de ter tido menos que 5 valores na prova intercalar, a nota desta prova conta efetivamente 40% no cálculo da nota final, caso o aluno vá a EN, de acordo com o Regulamento de Avaliação da U.C.(rever, esta secção). Em Época de Recurso a nota da prova intercalar só conta se melhorar a nota do aluno, seja qual for a nota obtida na prova intercalar. Por conseguinte, cada um(a) deve avaliar se vale ou não a pena ir a EN caso tenha tido uma nota inferior a 5 valores na prova intercalar.

 

Os alunos que ingressaram no concurso da 3ª Fase de Acesso ao Ensino Superior são automaticamente admitidos ao exame da Época Normal, tendo sido dispensados do requisito de realização da prova intercalar, como na altura já tinham sido previamente informados. 

 

Em breve serão fornecidas aqui neste espaço informações sobre a organização da prova de Exame da Época Normal marcada para o dia 6 de Janeiro de 2020, designadamente a distribuição dos alunos por sala e instruções para a prova.

 

A equipa de Economia 1 aproveita a oportunidade para desejar a todos os seus alunos e alunas, e respetivas famílias,  Boas Festas!

 

 

 

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 10-12-2019 -