Econometria II (2 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Abril de 2020

Publicar Publicado em 30-04-2020

Ponto 5, Simulação Teste, Avaliação

Caros Alunos,

Iniciamos hoje o ponto 5. Já estão disponíveis vídeos (1 a 8), alguns slides e exercícios (mais se seguirão). Tenho ainda de adequar os outputs do EVIEWS ao Python e é por isso que os slides e os exercícios ainda não estão totalmente prontos. Em relação aos exercícios só podem fazer o primeiro.

Gostaria de simular convosco um teste online para verificar o procedimento (obviamente não é para avaliação). Não deverá demorar mais do que 10 a 15 minutos.  Direi brevemente o dia e a hora.

Sobre a avaliação vamos manter no essencial o que estava programado mas poderei ainda considerar exames orais.

Publicar Publicado em 24-04-2020

Notas do Trabalho

Caros Alunos,

Enviei as notas do trabalho para a pasta "Ver Mais"-"Trabalhos de Grupo" no aquila.

Segunda 15h: Aula Teams

Publicar Publicado em 20-04-2020

Conclusão parte teórica ponto 2 & Apresentação

Caros Alunos,

Deixei mais 3 vídeos e terminámos a parte teórica do ponto 2. Faltam-nos os exercícios. É possível que faça uma ou outro para quinta-feira, mas deixaremos a maior parte para segunda-feira, dia 27  online às 15h.

Na apresentação desta quinta-feira deverão usar os slides. Em videoconferência devem escolher a opção “share” e depois “desktop”. A partir desse momento estão a partilhar o vosso screen. Depois é só seguir os slides (que foram previamente abertos), podendo destacar aspetos não abordados nos slides.

Publicar Publicado em 16-04-2020

Trabalhos, Exames e mais Videos

Caros Alunos,

Enviarei amanhã (depois de receber todos os trabalhos) mais informação sobre a apresentação dos trabalhos. De qualquer forma,  como estava previsto, as apresentações decorrerão no próximo dia 23 a partir das 15h, através de vídeo conferência (MS Teams). Os grupos terão no máximo 20 minutos para a apresentação, seguindo-se 10 minutos de discussão.

Como provavelmente já saberão a avaliação não é presencial. Teremos em princípio um teste online e/ou exame orais.

A aula do dia 27 de abril é só de exercícios e será lecionada, em princípio, através de vídeo conferência. Irei apontar para as 15h, depois me dirão se é possível.

Quanto à aula de hoje:

2.4 Generalized Method of Moments (GMM)

2.4.1 GMM

2.4.2 Implications of Conditional Homoskedasticity

2.5 Large-Sample Properties of GMM

2.5.1 Sampling Error

2.5.2 Asymptotic Distribution of the GMM Estimator

Videos Ponto 2 Parte 24 a Ponto 2 Parte 27

Publicar Publicado em 17-04-2020

Trabalhos de Grupo

Caros Alunos,

Os grupos e as apresentações estão na folha de Excel disponível no aquila\Ver mais\Trabalho de Grupo. Vejam por favor se os grupos estão bem definidos. Podem trocar a ordem das apresentações, mas deverão comunicar-me qualquer alteração. As horas marcadas para as apresentações são meras indicações, podendo existir ajustamentos no decorrer das sessões.

Em princípio as apresentações decorrerão da seguinte forma: aproximadamente na hora marcada entro em contacto com os elementos do grupo (via email ou Teams); nessa altura os elementos juntam-se ao team EC2 via video.  As camaras deverão estar ligadas. Terminada a apresentação e discussão o grupo sai do Team EC2.

Os grupos terão no máximo 20 minutos para a apresentação, seguindo-se 10 minutos de discussão.  O ideal é todos os elementos do grupo apresentarem.

Publicar Publicado em 01-04-2020

Ponto 2 (cont.)

Caros Alunos,

Deixo mais uns videos referentes à aula do dia 2 de abril:

2.3 Definitions and Assumptions

2.3.1 Regressors and Instruments

2.3.2 Assumptions

2.4 Generalized Method of Moments (GMM)

Videos: Ponto 2 parte 16 a Ponto 2 parte 23 (estarão brevemente disponíveis)

Depois de terminarmos a matéria do ponto 2 faremos provavelmente uma aula de exercícios ao vivo através do MS Teams. Entretanto poderão já fazer os exercícios 1 a 8, parte do 9, 11 e 12a).

A próxima aula é dia 16 de abril, que é também dia de entregarem o vosso trabalho, para ser discutido dia 23, ao que tudo indica através de video conferência (Teams ou Skype). Cada um dos elementos do grupo deverá participar na apresentação sendo que o tempo total da apresentação não poderá exceder 20 minutos. Seguir-se-á uma breve discussão sobre o trabalho.

Boa Páscoa e até breve,