Economia I (1 º Sem 2020/2021)

ECO , EGERAIS , MAEG

Setembro de 2020

Publicar Publicado em 29-09-2020

Mensagem de Boas-Vindas aos novos Alunos

Caros novos alunos e alunas de Economia I

Bem-vindos ao ISEG!

Dirijo-me, em especial, a vós, que estão a chegar ao ISEG, para iniciar as vossas licenciaturas em Economia ou MAEG. Desde já as minhas felicitações pelo vosso ingresso no Ensino Superior.

Em nome da equipa docente da unidade curricular de Economia I das licenciaturas de Economia e MAEG, quero manifestar-vos o meu desejo de um excelente ano letivo de 2020/21, fazendo votos para que se sintam bem a trabalhar no ISEG, a desenvolver a vossa preparação académica, nos estudos superiores que agora iniciam. Como todos temos consciência, estamos a atravessar um período com novas práticas e adaptações de múltiplos aspetos da nossa vida individual e social em resultado dos efeitos da pandemia. As aulas irão decorrer numa base de organização híbrida, entre o presencial e o online (ver por favor o separador “organização da unidade curricular”, nesta página), e isso é um modo de organização a que não estamos habituados e do qual teremos de retirar vantagens e obter o essencial. Como verão, este é um instinto permanente de um economista :-).

Será uma fase das vossas vidas com bastantes exigências, é certo, onde uma postura responsável exigirá esforço, mas também será um período de grandes alegrias, no usufruto dos retornos, da compensação por adquirir e desenvolver novos conhecimentos e capacidades de pensar -- seguramente uma das maiores vantagens para o futuro para quem empreende um compromisso destes. A todos e a todas desejo, em nome da equipa docente, os maiores sucessos individuais.

No Aquila, aqui na página da cadeira, poderão encontrar todas as informações mais importantes sobre a natureza, organização e funcionamento da cadeira de Economia I e bastante material pedagógico fundamental e complementar, que será importante para uma boa inserção nos trabalhos letivos.

Convido-o(a)s a uma primeira visita à página, para tomarem contacto com as secções que nela constam, algumas das quais serão alvo de actualizações ao longo do semestre, sendo necessário uma consulta regular, para ver novidades e itens que se irão completando. Por outro lado, a página da cadeira é também a forma privilegiada de dar informações sobre aspectos da vida e do funcionamento da cadeira (por exemplo, avisos gerais aos alunos, descrição do método de avaliação, bibliografia, distribuição dos alunos pelas salas aquando da realização dos exames finais – estes serão presenciais – publicação de notas, etc.). Para ter acesso aos materiais publicados na página é necessário efectuar login no Aquila com as vossas credenciais. A maioria dos materiais para download está situada no menu "Ver Mais" da página da cadeira (no canto superior direito do écran).

O manual adoptado na UC é o seguinte: Microeconomics , de Paul Krugman e Robin Wells (2018), 5ª edição (mas edições anteriores são também perfeitos substitutos). Poderá ser adquirido, com desconto relevante para estudantes, nomeadamente, na Livraria da AEISEG (Associação de Estudantes do ISEG), no piso -1 das Francesinhas.

Bem-vindos! Bom trabalho!

Começamos na segunda-feira, dia 12 de Outubro, com o início da matéria, na aula teórica online, no grupo do MS Teams: E1 A01 (T) [2020-2021 1º semestre]. Estes acessos serão bem explicados durante a semana de acolhimento dos alunos do 1º ano, que irá decorrer entre 6 e 9 de Outubro.

O responsável de Economia 1 das licenciaturas de Economia e MAEG, p´la Equipa Docente

Francisco Nunes  |  [fnunes@iseg.ulisboa.pt]

Professor do Departamento de Economia do ISEG

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 29-09-2020 -