Marketing Estratégico (MEST)
Área
AC Gestão > UC Obrigatórias
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Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
1. Descrever as etapas e atividades do planeamento estratégico e planeamento de marketing e a sua relação
2. Conceber o plano de marketing
3. Analisar o mercado: consumidores finais, organizações e concorrência
4. Conhecer os componentes e o processo de desenvolvimento da estratégia de marketing
5. Formular estratégias para novos produtos, produtos existentes e para mercados internacionais
6. Definir responsabilidade social e ética no marketing
7. Desenvolver o pensamento crítico, capacidade de trabalho em equipa e de gestão de projeto, aptidões de comunicação oral e escrita, utilizar ferramentas analíticas e agir de forma ética
Programa
1.Estratégia e Construção de Relações
1.1 Planeamento estratégico Vs Planeamento de marketing
1.2 Estratégia de marketing
1.3 Plano de marketing
2. Análise de Mercado
2.1O mercado dos consumidores
2.2.O mercado organizacional
2.3. Análise da concorrência e estratégias competitivas
3.Estratégia de Marketing
3.1 Identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos
3.2 Estratégia de marketing para diferenciar e posicionar a oferta
3.3 Estratégia de marketing para desenvolvimento de novos produtos
3.4 Estratégia de marketing mix durante o ciclo de vida do produto
3.5 Processo de Internacionalização e oferta no mercado global
3.6 Marketing Sustentável: Responsabilidade social e ética
Metodologia de avaliação
Época normal
A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- Uma prova escrita individual final (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores;
- Componente de avaliação ao longo do semestre: participação nas aulas, mini apresentações individuais e outros trabalhos individuais ou em grupo (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores.
Época de recurso
A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nºs 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Bibliografia
Principal
Principles of Marketing
Kotler, Philip e Armstrong, Gary
2018
Global Edition, 17th Edition, Pearson.
Secundária
Marketing: An Introduction
Armstrong, Gary, Kotler, Philip, Opresnik, Marc O.
2017
13th Global Edition, Pearson.
Consumer Behavior: Buying, Having and Being
Solomon, Michael R.
2018
Global Edition, 12th Edition, Pearson Higher Education
Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation
Malhotra, Naresh K.
2015
1th Edition, Prentice Hall
The Marketing Plan Handbook
Wood, Marian Burk
2014
5th Edition, Pearson New International Edition