Estratégia Empresarial (EEMP)
Área
AC Gestão > UC Obrigatórias
Activa nos planos curriculares
Estudos Gerais > Estudos Gerais > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
5ª Edição > 5ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Estratégia Empresarial
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
GES NT 1993 > Ges Nt 1993 > Disciplinas Obrigatórias > Estratégia Empresarial
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Estratégia Empresarial
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Estratégia Empresarial
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Estratégia Empresarial
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Estratégia Empresarial
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia Empresarial
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 2.0 h/semana
Aula Prática (PL): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
- Enquadramento da Estratégia no domínio da Gestão Empresarial;
- A importância e a disciplina mental do pensamento estratégico;
- O domínio das ferramentas analíticas ? contextos externo e interno;
- Strategizing: a elasticidade na escolha das opções estratégicas;
- A aprendizagem das variáveis-chave na implementação estratégica;
- Aplicação, a casos concretos, dos preceitos teóricos.
Programa
- Conceitos-Chave da Estratégia Empresarial;
- Análise Estratégica ? contextos externo e interno;
- Definição de Missão;
- Formulação Estratégica;
- Implementação Estratégica;
- Desenvolvimento de casos práticos.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.