Concorrência e Competitividade (CC)
Área
AC Gestão > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
GES NT 1993 > Ges Nt 1993 > Disciplinas Obrigatórias > Concorrência e Competitividade
GES 1986 > Ges 1986 > Disciplinas Obrigatórias > Concorrência e Competitividade
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Concorrência e Competitividade
ECO 1986 > Eco 1986 > Disciplinas Obrigatórias > Concorrência e Competitividade
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Concorrência e Competitividade
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Reflectir sobre a importância dos conceitos de concorrência e competitividade e as diferentes metodologias e técnicas de intervenção para assegurar as condições de êxito empresarial.
Desenvolver metodologias e técnicas ou instrumentos utilizados para transformar as organizações e melhorar a sua eficiência e eficácia.
Tratar a ética como referencial relevante no quadro duma economia de mercado para assegurar uma saudável situação concorrencial.
Abordar a situação de concorrência e competitividade das empresas portuguesas no contexto periférico do espaço português.
Programa
- Princípios de Concorrência e Competitividade;
- Condições de Êxito Empresarial;
- O Conceito e a Cultura de Qualidade;
- Conceito e Metodologia de "Benchmarking";
- Conceitos e Metodologias de Reengenharia e Reestruturação;
- Conceito e Metodologia de "Balanced Scorecard";
- Ética e Competitividade;
- As Empresas Portuguesas e as Exigências da Competitividade Sectorial.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.