Empreendedorismo (EMPR)
Área
AC Gestão > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Estudos Gerais > Estudos Gerais > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Empreendedorismo
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Empreendedorismo
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Empreendedorismo
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Desenvolver nos alunos o gosto pelo empreendedorismo.
Melhorar nos alunos o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio.
Conhecer os critérios utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento.
Praticar a análise financeira.
Conhecer as vantagens associadas à protecção da propriedade industrial.
Melhorar a compreensão do papel recursos humanos e operacionais.
Desenvolver um Plano de Negócios.
Programa
- Introdução à cadeira de Empreendedorismo;
- A Criação de Novos Negócios;
- Da ideia ao Mercado. Estudo de Mercado, Mercado alvo e Análise da Estrutura Competitiva;
- Apresentação dos alunos I - Da Ideia ao Conceito;
- Critérios para Avaliação de Oportunidades de Negócio;
- Apresentação dos alunos II - Análise de Oportunidade de Mercado;
- Protecção da Propriedade Industrial. Empresa na Hora e Marca na Hora;
- Marketing das Start-ups. Como sair do nicho? Planeamento Financeiro de Novos Negócios - Financiamento;
- Apresentação dos alunos III - Do Mercado ao Plano Operacional e de Recursos Humanos;
- O plano de Negócios;
- A Equipa de Empreendedores;
- Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio;
- Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio.
Metodologia de avaliação
- Apresentação dos alunos I ? Da Ideia ao Conceito ? 10%;
- Apresentação dos alunos II ? Análise de Oportunidade de Mercado e entrega de Relatório de Progresso: 25% + 10% dependente da apresentação do trabalho no prazo estipulado;
- Apresentação dos alunos III ? Do Mercado ao Plano Operacional e de Recursos Humanos -10%;
- Apresentação dos alunos IV ? Apresentação final dos Planos de Negócio e Relatório Final: 40% + 10% dependente da apresentação do trabalho no prazo estipulado.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.