Mandarim II (MDR2)
Área
AC Línguas > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas > Mandarim II
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 4.5 h/semana
Trabalho Autónomo: 48.5 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Consolidação das competências de comunicação em Mandarim II, a nível Iniciação I (parte II).
Assimilação e consolidação das primeiras competências de comunicação em língua Mandarim em âmbitos pessoais e de estudo.
Consolidar e aperfeiçoar a compreensão oral e escrita e regras gerais de fonética.
Aquisição das competências escritas básicas e regras gerais de ortografia.
Programa
Até ao fim do curso os alunos deverão ser capazes de fazer o seguinte em Mandarim:
- Dominar com autonomia o vocabulário necessário para se apresentar e estabelecer contacto com alguém;
- Assimilar as competências léxico-gramaticais, a fonética, aprendizagem dos fonemas, a ordem das palavras em locuções simples, as locuções com adjetivo verbal (onde, como), os pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos);
- Os verbos básicos (ser, chamar-se, gostar, ter), palavras estruturais especificas à língua chinesa;
- Descrever situações, locais, pessoas da família e animais de estimação, a casa e objetos em casa de forma sintética;
- Expressar gostos e preferências; utilizar expressões correntes em várias situações relacionadas com a vida quotidiana, (as nacionalidades, os nomes dos países, as datas, nomes dos dias e dos meses, os números);
- Descrição simples das atividades pessoais, falar sobre a comida e bebidas, a escola e horários da escola, colocar questões e responder a pedidos de informação simples e sucintos sobre temas familiares;
- Entender uma conversação sobre um tema abordado na aprendizagem; assimilar a demonstrar melhorias na consciencialização e na autocorreção de erros comuns em língua de Mandarim;
- Ler e entender caracteres simples sobre o quotidiano, gostos e preferências;
- Escrever textos simples sobre o quotidiano, gostos e preferências;
- Ter consolidado a compreensão oral em breves conversações e discursos;
- Leitura e Escrita, iniciação à caligrafia, leitura de diálogos e pequenos textos simplificados.
Metodologia de avaliação
TESTE FINAL NÍVEL Iniciação I (parte II)
- Avaliação léxico-gramatical
- Avaliação morfo-sintáctica escrita
- Compreensão escrita e oral
- Expressão escrita e oral
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.