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Economia

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Análise da Informação Económica e Empresarial (AIEE)

Área

AC Economia > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

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Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Esta disciplina apresenta como objetivos fundamentais:
- Iniciar os alunos nos métodos de análise económica aplicada;
- Introduzir conceitos de estatística descritiva e técnicas de análise de dados;
- Iniciar os alunos nas técnicas de pesquisa e processamento da informação;
- Introduzir a utilização de folhas de cálculo.
De forma mais específica, pretendem alcançar-se os seguintes objetivos:
- Que os alunos conheçam as características fundamentais das variáveis económicas e empresariais;
- Que os alunos aprendam algumas características fundamentais da informação económica e empresarial de natureza quantitativa;
- Que os alunos aprendam alguns métodos de análise de informação quantitativa, sabendo como apresentar sínteses de análise de informação (quadros, representações gráficas, etc.) adequadamente integradas em outros tipos de informação;
- Que os alunos conheçam as fontes de informação mais relevantes para a realização de trabalhos empíricos.

Programa

1. Noções fundamentais sobre a realização de trabalho empírico em Economia e Gestão:
- Características do trabalho empírico em economia e gestão;
- Tipos de informação utilizados no trabalho empírico em economia e gestão;
- Técnicas utilizadas no trabalho empírico em economia e gestão;
- Utilização de folhas de cálculo na realização de trabalho empírico.
2. Métodos e técnicas elementares de análise estatística de dados económicos e empresariais:
- Conceitos fundamentais;
- Redução e sintetização de dados;
- Variações absolutas e taxas de variação;
- Números índices;
- Sucessões cronológicas;
- Associação e relação entre variáveis.
3. Métodos e técnicas elementares de análise de informação documental:
- Procedimentos metodológicos na pesquisa;
- Técnicas de pesquisa e análise de informação documental;
- Fontes de informação.
4. Apresentação de resultados de análise de informação económica e empresarial:
- Estruturação e elaboração de relatórios;
- Estruturação e elaboração de apresentações.

Metodologia de avaliação

A lecionação desta disciplina é realizada em aulas teórico-práticas que combinam momentos de natureza expositiva que visam efetuar um enquadramento geral da matéria, e momentos de natureza prática que se destinam à resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Há textos teóricos que tratam os assuntos abordados pelo docente, a que os alunos têm acesso antecipadamente. O docente centra-se nos tópicos fundamentais a tratar em cada aula e dedica particular atenção à exposição dos pontos da matéria que sejam particularmente difíceis e/ou cruciais. Nos momentos de natureza mais prática são disponibilizados exercícios que são objeto de trabalho na própria aula. O conjunto destes exercícios abrange a totalidade do programa. Em cada um deles é explicitado a sua relação com a parte da matéria teórica dada.
A avaliação na disciplina tem uma forte componente de participação nas atividades letivas, compreendendo a presença e a realização de exercícios, individualmente ou em grupo, na aula, bem como a realização de trabalhos fora das aulas. Na época normal esta componente assume obrigatoriamente um peso de 50% na classificação final. O exame final tem um peso de 50%.

Bibliografia

Principal

Estatística Descritiva

Reis, Elizabeth (2005)

2018-2019

Edições Sílabo, 6ª edição.

Secundária

Metodologia Científica: Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos

Azevedo, C.A.M., e Azevedo, A.G. (1994)

2018-2019

Ed. C. Azevedo, Porto;

Como Escrever Ensaios: Um Guia para Estudantes

Clanchy, J. e Ballard, B. (2000)

2018-2019

Lisboa: Temas e Debates.

Statistics for Business and Economics

Newbold P., Carlson W., Thorne B., (2012)

2018-2019

8th ed., Harlow, Pearson