Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Economia II (G)

Economia II (G) (E2-G)

Área

AC Economia > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia II (G)

Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia II (G)

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 2.0 h/semana

Aula Prática (PL): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 102.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Proporcionar a compreensão das técnicas e conceitos macroeconómicos fundamentais.
Familiarizar os estudantes com as características macroeconómicas mais significativas das economias modernas.
Estudar o papel que os governos e os bancos centrais podem desempenhar numa economia.

Programa

- Medição da Atividade Económica e das Variáveis Económicas;
- Crescimento Económico, Produtividade e Nível de Vida;
- Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento;
- O Estado e as Finanças Públicas;
- Comércio Externo e Balança de Pagamentos;
- Ciclos Económicos - Uma Introdução;
- Procura Agregada e Rendimento no Curto Prazo;
- Moeda e Política Monetária;
- Procura e Oferta Agregadas.

Metodologia de avaliação

O ensino organiza-se em duas aulas teóricas e uma aula prática por semana. Cada aula teórica dura 1h e cada aula prática dura 2h. Nas aulas práticas resolvem-se diversos exercícios indicados pelos docentes ou sugeridos por alunos. A avaliação consiste em testes ao longo do semestre, com 50 por cento de ponderação, e num exame final, com 50 por cento de ponderação também.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.