Gestão da Distribuição (GD)
Área
AC Gestão > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
GES NT 1993 > Ges Nt 1993 > Disciplinas Optativas > Gestão da Distribuição
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão da Distribuição
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão da Distribuição
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Permitir o conhecimento sobre como conceber e desenvolver boas relações entres os membros dos canais de distribuição (produtores, grossistas, retalhistas e agências de logística).
Discutir como é que vantagens competitivas sustentáveis podem ser alcançadas pelas empresas de distribuição.
Programa
- Considerações gerais sobre os Canais de Distribuição/Logística;
- Canais de Distribuição/Logística: estrutura e estratégia;
- A Gestão dos Canais de Distribuição/Logística;
- Comércio por Grosso e a Retalho;
- As Estratégias de Retalho;
- A Localização das Lojas: critérios de decisão;
- A Venda Directa;
- O Sistema de Informação no Retalho;
- A Identificação e Compreensão dos Consumidores/Clientes.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.