Google

Development Studies

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Development Studies (DevStudies)

Notícias

Publicar Publicado em: 03-11-2020

Concurso Bolsas PhD FCT 2020

O Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) está de parabéns!

 

Quatro doutorandos(as) foram distinguidos(as) com Bolsa nesta edição 2020 do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). As quatro investigações doutorais que foram consideradas de interesse estratégico para a Ciência em Portugal são as seguintes:

 

Ana Luísa Silva, sob orientação do Prof. Doutor Luís Mah (CESA/ISEG), continuará a sua investigação já em curso sobre o tema da inovação na cooperação internacional para o desenvolvimento.
 
Gianluca Ferrittu, sob orientação do Prof. Doutor Nuno Sobreira (CEMAPRE-ISEG) e Prof. Doutor Pedro Goulart (ISCSP), vai investigar a prevalência e as determinantes do trabalho infantil na Europa.

 

Mafalda Pereira, sob orientação da Profª Doutora Olivia Bina (ICS), vai explorar a forma como a "natureza" é conceptualizada no âmbito das chamadas “nature-based cities”, intervenções que procuram renaturalizar os espaços urbanos.

 

Antonio Gori, sob orientação do Prof. Doutor Marco Allegra (ICS), propõe-se desenvolver um estudo de caso comparativo sobre a problemática da crise habitacional e a sua relação com os movimentos sociais nas cidades de Lisboa, Barcelona e Roma.

 

O PDED foi criado em 2009 e certificado pela Agência Nacional A3ES em 2015. Desde 2017/18 que é um programa interuniversitário que junta o ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), ICS (Instituto de Ciências Sociais), IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e ISA (Instituto Superior de Agronomia) da Universidade de Lisboa. Dentro do ISEG, a maioria dos doutorandos do PDED tem ao longo destes anos enquadrado a sua investigação no Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA).

 

Nos seus 10 anos de existência, o PDED já formou 14 doutorados, entre os quais Vincent Augulanyi, que defendeu com sucesso no passado dia 28 de outubro a sua tese intitulada “Entrepreneurship and the rise of Indigenous Conglomerates and Transnational firms in Nigeria”, orientada pelo Prof. Doutor Daniel Bach (CESA/Sciences Po Bordeaux) e pela Profª Doutora Joana Pereira Leite (CESA/ISEG).

 

A par do PDED, também o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MMCI) tem formado um sem número de mestres nesta área, com atuação reconhecida em vários sectores da sociedade. O MDCI foi criado em 1993-94, na sequência do programa de pós-graduação lançado em 1991-92, e conta atualmente 27 anos de existência.
 
Tanto o PDED como o MDCI possuem fortes laços com o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CESA), que reúne a maior parte do corpo docente em Estudos de Desenvolvimento e no qual é desenvolvida investigação sobre um amplo conjunto de subdomínios da problemática do Desenvolvimento, incluindo a Pobreza, Desigualdade, Globalização, Instituições e Mudança, Governação e Políticas Públicas, Sistemas Financeiros e Financiamento do Desenvolvimento, Cooperação para o Desenvolvimento, História Económica e Social da Colonização, Migrações e Diásporas, Nação e Identidades Lusófonas, Urbanização e Problemáticas do Desenvolvimento Sustentável.

Autor: SÓNIA PINA