Direção de Sistemas de Informação

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

CIISEG Serviços   Bases de Dados e Teletrabalho

Bases de Dados e Teletrabalho

Bases de Dados

O acesso às Bases de Dados da Biblioteca é efectuado na página da  Biblioteca Francisco Pereira de Moura. As Bases de Dados encontram-se no menu Serviços, Biblioteca Digital, e estão classificadas em três categorias: bibliográficas, numéricas e outras.

No entanto, nem todas as Bases de Dados podem ser consultadas via internet. Algumas devem ser acedidas a partir de equipamentos do ISEG, como por exemplo, os equipamentos das Salas de Aulas, Sala de Informática e Sala de Doutoramentos.

Para aceder às Bases de Dados fora do ISEG deverá configurar da proxy no seu internet browser. Dados para configurar a proxy:

proxy server:  proxy.iseg.ulisboa.pt

port: 3128

Para mais informações, consulte o manual na página das  publicações da DSI. Ao aceder à internet deverá introduzir o seu username e respectiva password.

Teletrabalho (VPN)

Para ter acesso ao teletrabalho através de uma Virtual Private Network (VPN) deverá efectuar os seguintes passos:

1. Identifique-se e solicite o acesso VPN por e-mail para helpdesk@iseg.ulisboa.pt.

2. A DSI enviar-lhe-á um ficheiro necessário à configuração do acesso VPN (username.p12).

3. Faça o download dos ficheiros em baixo e siga as instruções do respectivo manual.

Serviço exclusivo para docentes e funcionários da escola.

Downloads:

Financial Times

As regras da atribuição do acesso ao FT.com são:

1. O acesso deve ser solicitado através da criação de um ticket no JIRA;

2. Os dados necessários são o email institucional e o nome completo;

3. O acesso é atribuído apenas a docentes, investigadores, alunos e funcionários do ISEG;

4. O acesso é atribuído mediante as licenças disponíveis numa filosofia de first in first out;

5. O acesso é válido por seis meses no máximo, podendo ser cancelado antes se se verificar inactividade do acesso superior a três meses aquando da falta de licenças para novos pedidos;

As boas práticas são:

1. O acesso ao FT.com é atribuído mediante necessidades exclusivamente académicas;

2. A inactividade ou o fim da necessidade do acesso pode ser comunicada pelo utilizador;

3. Ajude-nos a uma melhor gestão de um recurso escasso como a FT.com.

Microdados

O acesso aos Microdados Quadros de Pessoal do Ministério da Economia (base de dados dos quadros de pessoal das empresas Portuguesas) é efectuado através do Protocolo assinado entre o ISEG e o GEE/ME, numa perspectiva de um projecto de investigação. Para tal, o Anexo A (um por projecto) e o Anexo B (um por investigador) do Pedido de Acesso aos Quadros de Pessoal, disponível na página das publicações da DSI, devem ser preenchidos, impressos e assinados. Depois de assinados, os anexos devem ser entregues presencialmente na DSI ao cuidado de Gonçalo João. Depois do pedido ser aprovado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), receberá mais instruções e o manual de utilização. Os alunos tem acesso a esta base de dados enquanto investigadores das suas teses de mestrado ou doutoramento, mas o pedido deve ser efectuado em conjunto com o orientador.

Dados disponíveis: empresas, estabelecimentos e trabalhadores (1985 - 2012).