Secretaria das Licenciaturas

Acesso - Regimes Link

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2023/2024

A candidatura aos cursos decorre no âmbito de um Concurso Nacional organizado pela Direcção Geral do Ensino Superior , é a forma de acesso da maior parte dos candidatos que todos os anos se tornam alunos do Instituto Superior da Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa).

O Concurso Nacional de Acesso desenvolve-se em 2 fases, a nível nacional, podendo existir uma 3ª fase . Na 1ª Fase as vagas são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais. Integram os contingentes especiais: os candidatos oriundos das regiões autónomas da Madeira e Açores, os emigrantes Portugueses e familiares que com eles residam, os portadores de deficiência física ou sensorial, os militares que prestam serviço efectivo em regime de contrato e os atletas de alta competição.

UM CANDIDATO AO ISEG DEVE REUNIR AS SEGUINTES CONDIÇÕES PARA 2023/2024:

1. Ter aprovação num curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente.

2. Ter realizado, as provas de ingresso exigidas para cada curso e ter em cada uma das provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima, que, no caso do ISEG é de 95, numa escala de 0 a 200. As provas de ingresso exigidas são:

Para as Licenciaturas de   Economia/Economia (ensino em Inglês), Finanças (ensino em Inglês), Gestão/Gestão (ensino em Inglês)  e de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão:

- Matemática A [19] OU

- Matemática A [19] + Português [18] OU

- Matemática A [19] + Economia [04]

As provas de ingresso são válidas para o ano letivo da sua realização e nos dois anos seguintes.

3. Ter nota de candidatura igual ou superior a 100, numa escala de 0 a 200. A nota de candidatura dos cursos do ISEG é calculada com base na seguinte ponderação:
  • Classificação final do ensino secundário: com um peso de 50%;
  • Classificação da prova de ingresso: com um peso de 50%.

NÚMERO DE VAGAS:

- Economia - 138 vagas
- Economia (ensino em Inglês) - 24 vagas
- Finanças (ensino em Inglês)- 32 vagas
- Gestão - 168 vagas
- Gestão (ensino em Inglês) - 29 vagas
- Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (MAEG) - 60 vagas

ÚLTIMOS COLOCADOS: ANO LECTIVO 2023/2024:

Código Estabelecimento

Código Curso

Último

colocado 1ªfase

Último

colocado 2ªfase

Economia (ensino Inglês)
Finanças (ensino Inglês)
Gestão (ensino Inglês)
MAEG
---

Para mais informações consultar o   Gabinete de Atendimento e Recepção de Candidaturas ao Ensino Superior da ULisboa e/ou a página da  Direcção Geral de Ensino Superior (DGES) (Acesso ao Ensino Superior).

• Para informação sobre substituição das provas de ingresso por exames estrangeiros, consulte   aqui.
  • Como candidatar-me ao Acesso ao Ensino Superior? Consulte   aqui.

Bem vindos ao ISEG!