facebookPixel

Secretaria das Licenciaturas

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Acesso - Regimes Link

Regimes Especiais

 

 

  • São regimes de candidatura ao ensino superior que se destinam a estudantes com habilitações e condições específicas.
  • No mesmo ano lectivo só pode requerer matrícula e inscrição através de um dos regimes especiais.
  • Os titulares de um curso superior português ou estrangeiro, à excepção dos Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, não podem requerer matrícula e inscrição através dos regimes especiais.
  • Em cada ano lectivo, o número de estudantes a admitir em cada par estabelecimento/curso para o conjunto dos regimes especiais não pode exceder 10% das vagas aprovadas para o concurso nacional.

 

Quem se pode candidatar?
 
Podem apresentar candidatura aos regimes especiais:
  • os funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem;
  • os cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem;
  • os oficiais do quadro permanente das Forças Armadas portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas;
  • os estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no de quadro dos acordos cooperação firmados pelos Estado Português; 
  • os funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; 
  • os atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição; 
  • os naturais e filhos de naturais do território de Timor.

 

Onde se formaliza a candidatura?   
 
A candidatura é apresentada nos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior do distrito ou da região autónoma de residência, sendo a Direção Geral do Ensino Superior que procedeà selecção dos candidatos.

 

Quais são os prazos?
 
A Candidatura aos Regimes Especiais obdece aos prazos estabelecidos por lei (calendário para os Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior, afixados anualmente, por Despacho do Director-Geral do Ensino Superior). 

 

+ Informações