Search button

Mini-Floresta


Bem-vindos à Mini-floresta do ISEG!

No dia 2 de Fevereiro de 2024, o ISEG dá um passo significativo em direção à sustentabilidade ao inaugurar a sua própria mini-floresta. Este projeto representa um marco importante na interseção entre ecologia e economia, trazendo à tona a conexão profunda entre os dois campos que compartilham a mesma raiz etimológica – “eco”, do grego “oikos”, que significa “casa”.

A Mini-floresta do ISEG é parte integrante do projeto de investigação TERRARE, conduzido no SOCIUS/CSG sob a coordenação de Oriana Rainho Brás, em colaboração com António Alexandre da 2Adapt e com o apoio da Valorsul, fornecedora do composto. Esta mini-floresta é um laboratório vivo, onde a comunidade pode aprender e interagir com a natureza de forma participativa.

 
O método Miyawaki, adotado para a plantação da mini-floresta, é uma abordagem inovadora que visa criar um ecossistema florestal denso e diversificado, composto por espécies nativas de diferentes estratos.

Este método não apenas promove o crescimento rápido das plantas, mas também cria um ambiente propício para a competição saudável pela luz solar, permitindo que as plantas se protejam mutuamente dos extremos climáticos.

A plantação da mini-floresta é o resultado de um processo colaborativo envolvendo estudantes, docentes, investigadores/as e funcionários/as do ISEG.

Por meio de oficinas preparatórias, o terreno foi limpo e preparado, o design da floresta reflete as necessidades e desejos da comunidade, bem como as necessidades das plantas, microrganismos e animais que irão compartilhar este espaço.

As mini-florestas urbanas têm demonstrado uma série de benefícios socioambientais, desde a regulação da temperatura e humidade até a redução da poluição e o estímulo ao bem-estar pessoal. Ao integrar-se na rede de mini-florestas da região metropolitana de Lisboa, o ISEG reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a conexão com a natureza.