Está a nascer no ISEG uma Mini-Floresta Urbana!
A Mini-floresta do ISEG é parte integrante do projeto de investigação TERRARE, conduzido no SOCIUS/CSG.
A eficiência energética no campus do ISEG refere-se ao uso racional da energia em todas as áreas do campus e a adoção de medidas como a implementação de novas soluções tecnológicas de monitorização dos consumos, aparelhos mais eficientes em termos energéticos, a utilização de sistemas de iluminação mais eficientes e a mudança de comportamento dos membros da comunidade em relação ao consumo de energia.
A eficiência energética reduz significativamente o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade energética.
O consumo de água no campus do ISEG está a ser otimizado para promover um uso racional em todas as áreas. Para isso, estão a ser implementadas novas soluções tecnológicas de monitorização dos consumos, utilizando aparelhos mais eficientes em termos de uso de água e incentivando a mudança de comportamento dos membros da comunidade em relação ao consumo de água.
A eficiência no consumo de água reduz significativamente o consumo de água e os desperdícios associados, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos e para a sustentabilidade ambiental.
Desde 2022 que o ISEG adotou a sua Política de Compras Sustentável, permite a redução do impacto ambiental das nossas atividades de aquisição de bens e serviços.
Ao optar por produtos e serviços que sejam produzidos de forma mais sustentável, com materiais reciclados ou renováveis, ou que tenham menor impacto ambiental durante a sua vida útil estamos a contribuir com o meio ambiente e a cumprir com as metas de sustentabilidade. Adotamos uma abordagem mais consciente em relação às compras para poder inspirar outras organizações a fazerem o mesmo e contribuir para as mudanças necessárias.
O ISEG busca constantemente o alcance das metas de emissões definidas nacional e internacionalmente e, também dos objetivos do ECO.AP 2030. O primeiro passo para iniciar esta transição foi realizar o cálculo das suas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a elaboração de um plano de ação para o alcance da neutralidade carbónica até 2030.
Com este propósito, foi contabilizada a pegada carbónica organizacional do ISEG para o ano base de 2019, e os anos subsequentes, 2020 e 2021. O Plano de Ação engloba um conjunto de medidas de redução das emissões de âmbito 1, 2 e 3 e um plano de compensação das emissões remanescentes, e que permitirá o alcance deste objetivo.
Esta iniciativa visa formar o nosso STAFF sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O nosso objetivo é conscientizar cada indivíduo sobre o seu papel no combate às alterações climáticas e incentivar a responsabilidade individual.
Acreditamos que uma pessoa informada tem o poder de fazer a diferença. Por meio de workshops e formações, queremos capacitar a nossa equipa a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia e no trabalho, promovendo um impacto positivo no meio ambiente e na comunidade.
ISEG obtém certificação ISO 14001 – Gestão Ambiental e mantém certificação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Saiba mais(Brevemente)
O ISEG esta empenhado em reduzir a sua produção de resíduos indiferenciados e melhorar a sua recolha e separação de resíduos recicláveis, contribuindo para a economia circular dentro do campus.
Está a nascer no ISEG uma Mini-Floresta Urbana!
A Mini-floresta do ISEG é parte integrante do projeto de investigação TERRARE, conduzido no SOCIUS/CSG.