Outras

In memoriam de João Maurício Fernandes Salgueiro

Cumpre-nos informar à comunidade ISEG, lastimando profundamente, que o Dr. João Maurício Fernandes Salgueiro faleceu no passado dia 18.

O Dr. João Maurício Fernandes Salgueiro nasceu em Braga, a 4 de setembro de 1934, tendo-se licenciado em Economia pela nossa Escola em 1956 e pós-graduado em Planeamento Económico e Contabilidade Pública, pelo Instituto de Estudos Sociais de Haia, nos Países Baixos. Aluno brilhante, patente no Quadro de Honra do ISEG, considerado pelos seus pares como dotado de uma inteligência superior, foi docente de várias disciplinas nos campos da Teoria Económica, Economia do Desenvolvimento e da Economia Portuguesa, tendo contribuído para a formação de várias gerações de economistas.

Foi um grande impulsionador das metodologias de Planeamento Económico aplicadas na elaboração dos Planos de Fomento Nacional da década de 1960, e que muito contribuíram para o salto verificado na época no desenvolvimento económico e social do País e para a abertura ao exterior da economia portuguesa. Iniciou a sua vida profissional como técnico do Banco de Fomento Nacional e foi ainda, como executivo, diretor do Departamento Central de Planeamento.

Em 1969 foi nomeado Subsecretário de Estado do Planeamento, por Marcello Caetano, cargo que ocupou até 1971.

Depois do 25 de Abril aderiu ao PSD – Partido Social Democrata, foi deputado a Assembleia da República tendo presidido à Comissão de Economia e Finanças. Foi Ministro de Estado, das Finanças e do Plano do VIII Governo Constitucional, de Pinto Balsemão, entre 1981 e 1983.

No sector financeiro destacam-se as suas passagens como presidente do Banco de Fomento Nacional, presidente da Caixa Geral dos Depósitos, presidente da Associação Portuguesa de Bancos e vice-governador do Banco de Portugal.

Foi ainda membro do Conselho Económico e Social, vogal do Fundo de Garantia de Depósitos e membro do Conselho das Antigas Ordens Militares.

Membro fundador e primeiro Presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, manteve-se, até ao seu falecimento como seu presidente da Assembleia Geral, mantendo-se igualmente ativo na presidência do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade.

Nomeado em 2013 Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo a 8 de junho de 2010.

Homem de pensamento, íntegro e independente, sempre teve uma visão estratégica para Portugal no sentido da consolidação de uma democracia pluralista e de um modelo político-económico de economia de mercado competitiva e socialmente inclusiva, João Salgueiro foi um defensor e participante ativo do processo de construção europeia.

Fez pedagogia da sua visão no ensino, na política, e nos vários cargos que desempenhou, antes e depois do 25 de Abril de 1974.

João Salgueiro sempre utilizava a suas altas qualidades pedagógicas quando apontava os caminhos para o desenvolvimento económico e social do País, fazendo intervenções cívicas importantes quase até ao fim da sua vida.

O ISEG está de Luto. Perdeu um dos seus antigos alunos e docentes que mais marcaram a vida de Portugal nas últimas décadas.

Eduardo Catroga e João Duque

PS: Partilhamos informação sobre as Cerimónias Fúnebres:

– Terça-Feira (21 fevereiro) a partir das 17h30: Velório na Basílica da Estrela

– Quarta-Feira (22 fevereiro) às 15h00: Missa de Corpo presente na Basílica da Estrela seguida de cortejo fúnebre até ao cemitério do Alto de São João