O Ciclo de Cinema e Descolonização regressa com a nova temporada 2024/2025, trazendo sessões mensais em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. A iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo Português em África: Mitos e Realidades, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro de 2025.
Tendo já ocorrido uma primeira sessão a 9 de novembro, as próximas sessões terão lugar de fevereiro a junho de 2025, sempre aos sábados, pelas 10h. Todas as projeções terão lugar no Auditório 2 do ISEG, à exceção da sessão de 5 de abril de 2025, que irá realizar-se no Auditório do Museu Nacional de Etnologia (Avenida da Ilha da Madeira, 1400-203 Lisboa). Cada exibição contará com a presença de artistas envolvidos na realização dos filmes, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA.
Sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa.
Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/CSG/ISEG-ULisboa