O Professor José Pedro Pontes, docente aposentado do ISEG – Lisbon School of Economics & Management publicou, ao longo de 202, três artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, reforçando a projeção internacional da investigação desenvolvida na escola.
Os trabalhos centram-se na relação entre educação, desenvolvimento económico e dinâmica territorial, abordando questões críticas como a disseminação do ensino superior em Portugal, os seus impactos sobre a produtividade, e a relação entre densidade populacional e rendimento per capita.
Artigos publicados:
“Educational spread as a ‘Coordination Game’ – theory and application to Portugal”
Journal of Dynamics and Games
Com João Dias, o artigo modela a expansão do ensino superior em Portugal como um jogo de coordenação, identificando os potenciais impactos da dispersão geográfica das instituições de ensino na eficiência do sistema e na economia nacional.
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“Education spread and economic development: Portugal 1981–2021”
Annals of Regional Science
Neste trabalho, o Professor Pontes propõe uma explicação para a desconexão entre o aumento da escolaridade superior e o crescimento da produtividade, com base num modelo de jogo Stag Hunt, evidenciando o papel dos retornos decrescentes à escala e da diminuição dos salários relativos.
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“A theoretical analysis of the elasticity of per capita income in relation to population density”
Spatial Economic Analysis
Este artigo explora a relação entre densidade populacional e rendimento per capita, considerando diferentes regimes de crescimento económico e o papel das externalidades tecnológicas e da escala na produção de capital humano.
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Estes estudos sublinham o relevante contributo académico do ISEG para o entendimento de fenómenos estruturantes da economia portuguesa, com abordagens inovadoras que conjugam teoria económica, economia espacial e análise da educação.
A produção científica de excelência é uma das marcas do ISEG enquanto escola de investigação, comprometida com o conhecimento que transforma a sociedade.