O novo livro do professor Ricardo Ferraz, intitulado Public Finances of a European Dictatorship: Portugal under the Estado Novo Regime, já está disponível no site da prestigiada editora britânica Routledge, do grupo Taylor & Francis.
A obra conta com o Prefácio do professor Joaquim Miranda Sarmento e o Posfáciodo professor Nuno Valério.
Este livro vem contribuir para o crescente interesse na história económica, especialmente no papel desempenhado por países periféricos ou de menor dimensão. Com um olhar rigoroso e detalhado, Ricardo Ferraz analisa a evolução das finanças públicas portuguesas durante o regime autoritário do Estado Novo (1933-1974), liderado maioritariamente por António de Oliveira Salazar.
O autor contextualiza o caso português através de comparações internacionais de indicadores macroeconómicos fundamentais e recorre a técnicas econométricas para avaliar a sustentabilidade das finanças públicas no período em análise, tanto em Portugal como noutros países europeus.
O livro destaca a tentativa pioneira de planeamento económico de longo prazo em Portugal, concretizada com a Lei da Reconstituição Económica (1935-1950). Analisa ainda os efeitos da Segunda Guerra Mundial e da chamada “neutralidade colaborante”, a subsequente industrialização e internacionalização da economia portuguesa, e os profundos impactos da Guerra Colonial (1961-1974) nas contas públicas.
Explorando fontes primárias e secundárias relativas às receitas e despesas do Estado, Ricardo Ferraz revela os principais desafios enfrentados na gestão orçamental e no endividamento público ao longo de um período marcado por profundas transformações e crises.
Public Finances of a European Dictatorship é uma leitura essencial para académicos, investigadores e todos os interessados na história económica e financeira de Portugal e da Europa do século XX.
A obra está disponível no site da Routledge, em versão física e digital.
