Search button
Others

ISEG assinala Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com análise sobre desigualdades de género na pobreza em Portugal

Hoje, 17 de outubro, assinalamos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com a publicação da datasheet “Gender Poverty Gap em Portugal”, publicada pelo Observatório Género, Trabalho e Poder do ISEG Research.

Cerca de 978 mil mulheres viviam em situação de pobreza monetária em Portugal em 2023, de acordo com a mais recente datasheet publicada hoje pelo Observatório Género, Trabalho e Poder do ISEG/ISEG Research, assinada pelo professor Carlos Farinha Rodrigues.

A análise, baseada nos dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR, 2024), revela que a taxa de pobreza entre as mulheres era de 17,6%, superando em 2,2 pontos percentuais a dos homens, e em um ponto percentual a média nacional. Em termos relativos, as mulheres representavam 52% da população em situação de pobreza.

O estudo chama a atenção para o Gender Poverty Gap (GPG) — a razão entre as taxas de pobreza feminina e masculina — que atingiu o valor de 1,14, superior à média da União Europeia (1,09). Este indicador evidencia a persistência das desigualdades de género na pobreza em Portugal.

👉A datasheet pode ser consultada na íntegra neste link.